O Yahoo Respostas será encerrado em 4 de maio de 2021 (horário do leste) e, a partir de 20 de abril de 2021 (horário do leste), estará disponível somente para leitura. Não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo. Você pode encontrar mais informações sobre o encerramento do Yahoo Respostas e como fazer para baixar seus dados nesta página de ajuda .

Quero fazer faculdade em outro estado?

quero fazer faculdade em gramado, sempre tive um sonho em morar la, se for pra morar no brasil vai ser la, tenho 16 anos faço 17 nesse e minha vida é um saco, meus pais me obrigam a trabalhar na padaria deles das 8 da manhã ate umas 19:00 da noite, e alem disse ela quer que eu estude no pouco tempo livre que eu tenho, mesmo estando muito cansado.

quero ser independente com 18 anos, quero passar em uma faculdade de medicina no Enem e ir morar bem longe, enfim, deixando de lado o desabafo eu quero morar em gramado e fazer faculdade la com 18 anos. Só que eu não entendo bem como funciona isso, sei que tem faculdades que você pode morar e tals (dormir na faculdade), mas não sei se la tem isso, e faculdade de medicina tem estagio que você ganha uns 1000 reais por mês, não é impossível, mas eu realmente não sei se consigo fazer isso. Vocês podem me informar? me dar algum conselho? alguma direção? Grato :)

obs: Eu não tenho uma "casa" pra morar e sim um teto (meus pais destruíram nossa casa e construíram a padaria no lugar, moramos em um quarto minusculo nos 3, eu nem sequer tenho uma cama, durmo em um colchão do lado da cama deles, zero privacidade, zero conforto. Usamos o banheiro da padaria e eu tenho que aturar o barulho da batedeira, forno, radio, o que as vezes me da ate dor de cabeça. Não quero isso pra mim, quero ser livre e ter condições de fazer o que eu quero.

Atualizada:

a esqueci de dizer, eu estudo e estou no ensino médio, estudo em escola publica mas sou estudante de uma escola estadual (muito boa por sinal, uma das melhores da cidade) mas infelizmente nós não tivemos EADS durante a pandemia, e estou sem estudar desde que as aulas pararam (mas aparentemente vamos começar a ter aulas online em março)

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.