O Yahoo Respostas será encerrado em 4 de maio de 2021 (horário do leste) e, a partir de 20 de abril de 2021 (horário do leste), estará disponível somente para leitura. Não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo. Você pode encontrar mais informações sobre o encerramento do Yahoo Respostas e como fazer para baixar seus dados nesta página de ajuda .

Calvin perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 2 meses

As pessoas escolhem ser boas ou más? ?

17 Respostas

Classificação
  • Há 2 meses
    Resposta favorita

Juridicamente sim. Mas há controvérsias do ponto de vista Neuroquímico e do ponto de vista Espiritual.

Cada um neurônio não é "bom ou mal", por si só. Mas o funcionamento de toda a rede neural é causa as decisões, boas ou más de um Ser Humano. Se alguém está drogado por exemplo, infelizmente pode tentar roubar para saciar seu vício...

Há relatos, na Bíblia inclusive (Ex 9:12 por exemplo), de Espíritos que conseguem induzir Pessoas a tomar atitudes que não iriam ser tomadas normalmente.

Mas POR LEI, cada um paga peço que faz... TEM QUE SER ASSIM... Sei que nem todos concordam...

• Há 2 meses

Claro. Tudo na vida é uma questão de escolha. Ninguem te poe uma arma na cabeça e te obriga a tomar decisoes. Voce faz de livre e espontanea vontade

• ?
    Lv 4
    Há 1 mês

Não é atoa que as palavras como “surto” e “crise”, “raiva” e “impulso” existem. Uma vez submetidos a algum deles, a pessoa perde até a noção do que é certo ou errado, bem ou mal e até faz besteira. 

Como humanos falhos estamos sujeitos a infortúnios assim, então que a paz interior esteja conosco para nos livrar do desequilíbrio. 

Mas no geral eu penso que uma pessoa pode sim escolher ser boa mesmo estando em situações difíceis ou não ganhando nada em troca. 

• ?
    Lv 7
    Há 2 meses

Sou uma pessoa malévola e cruel.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 2 meses

No final só importa escolher fazer o bem, indepente se a maior parte da tua vida você foi uma pessoa ruim, se hoje escolher se arrepender, mudar e fazer o bem tá valendo. Sim, as pessoas tem livre-arbítrio.

• Há 2 meses

Sim                                

• Anônimo
    Há 2 meses

Mas o lula as corrompe. O bixo é ardiloso

• Há 2 meses

O meio manifesta o caráter.

• Amigo
    Lv 6
    Há 2 meses

Somos frutos do meio em que vivemos e claro personalidade. Podemos ter personalidade forte, mas se o ambiente em que fomos criados foi sadio, seremos bons! Embora hajam comportamentos de pais em relação à alguns filhos: como o mimar ou criar numa redoma, que tais filhos ao terem que enfrentarem o mundo, o farão com perversidade!

• Bruno
    Lv 7
    Há 2 meses

Nem sempre é uma escolha. 

"Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim".(Romanos 7:19-20)

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.