O Yahoo Respostas será encerrado em 4 de maio de 2021 (horário do leste) e, a partir de 20 de abril de 2021 (horário do leste), estará disponível somente para leitura. Não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo. Você pode encontrar mais informações sobre o encerramento do Yahoo Respostas e como fazer para baixar seus dados nesta página de ajuda .

Calvin perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 2 meses

Moralidade sexual - além das questões legais - seria os seres humanos não se comportarem como meros animais na sexualidade? ?

Ou seja, não se comportarem como meros animais movidos por instintos, pelo cio, mas desenvolverem uma sexualidade baseada na razão e em valores humanos? 

Mas que racionalidade e valores seriam esses que deveriam nortear a sexualidade de uma pessoa com vistas à essa virtuosidade e dignidade? (Sem ser os religiosos). 

9 Respostas

Classificação
  • Há 2 meses
    Resposta favorita

(Sem ser os religiosos)

É aí que tá o problema. Sem a religião e a fé, tudo é sexualmente permitido. Sem valores religiosos pra guiar a cultura e frear a libertinagem sexual, o ser humano se reduz a um animal no cio mesmo, que usa o sexo de forma banalizada. O único motivo pra algumas (poucas) pessoas ainda terem uma moralidade sexual, é por causa da influência religiosa em sua criação. Quem não tem mais isso passa a normalizar essas coisas mesmo, de promiscuidade e etc.

• Éric
    Lv 4
    Há 2 meses

Devemos usar as coisas para aquilo cujo o fim lhes pertence. Por exemplo, a colher de sopa serve para comer sopa. Você pode tentar tomar sopa com um garfo ou uma faca mas terá mais trabalho.

O sexo é a mesma coisa. A finalidade ultima do sexoé a reprodução  e não a recreação. Por isso, a moral relacionada ao sexo é ter sempre em mente que o fruto daquele ato pode ser uma nova vida, afinal não existe metodo 100% eficaz. No momento em que o indivíduo toma a decisão consciente de fazer sexo sabendo que pode arcar com as possíveis consequências dos seus atos, nesse caso, o sexo é moralmente aceito.

• Há 2 meses

Concordo totalmente

• Angelo
    Lv 5
    Há 2 meses

Eu sou eu, qualquer volúpia ou condicionamento que forçosamente tire meu livre-arbítrio é mentirosa. Ora o caráter (honestidade, a palavra), o bom senso, isso não está escrito em seu coração? A Moral Absoluta diz que sim, grunhir e babar de nada adiantará quando chegar Aquele que discerne o coração.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 2 meses

E qual o problema da prosmicuidade, está prejudicando alguém ?

• Amigo
    Lv 6
    Há 2 meses

Sem o aspecto religioso, o corpo passa a ser visto como instintivo, sexualmente!

• Anônimo
    Há 2 meses

nao sei           

• Há 2 meses

Por isso existe a filosofia e  religião, para agirmos acima dos instintos.

• Anônimo
    Há 2 meses

Amanhã respondo, vou dormir. 

Fonte(s): Boa noite
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.