O Yahoo Respostas será encerrado em 4 de maio de 2021 (horário do leste) e, a partir de 20 de abril de 2021 (horário do leste), estará disponível somente para leitura. Não haverá alterações em outras propriedades ou serviços ou em sua conta do Yahoo. Você pode encontrar mais informações sobre o encerramento do Yahoo Respostas e como fazer para baixar seus dados nesta página de ajuda .

Anônimo
Anônimo perguntou em Família e RelacionamentosFamília · Há 2 meses

Estou insatisfeito com meu nome, o que eu posso fazer?

Meu nome completo é Paulo Victor Leite de Souza que é um nome completamente horrível e estou insatisfeito com isso, Paulo já foi censurado em jogos online por causa das três primeiras letras, já fui zombado por causa do sobrenome Leite e Souza é um sobrenome muito comum, eu queria por o sobrenome Coutinho que era da minha avó materna que me criou, mas ela não tem mais esse sobrenome porque ela tirou quando se casou com meu avô, seria possível incluir Coutinho no cartório?

6 Respostas

Classificação
  • Há 2 meses

Teu nome é bastante normal cara. Não sei o porquê de tamanha insatisfação.

• Há 2 meses

É simples, apenas vá ao cartório e mude, há alguma duvida? Pergunte! Lá mesmo, creio que irão sanar suas duvidas.

• Há 2 meses

Não sou formada em advocacia. Tenho formação em pedagogia sou professora....mas.... já vi casos como o seu e tenho colegas advogados. No seu caso é muito fácil, maioria das pessoas entram com pedidos pra mudar o primeiro nome e sobrenome por causar constrangimento. Então vc deveria procurar um advogado e que ele fale para o juiz a sua insatisfação com esse sobrenome ele pode dizer que você já sofreu bullying, as pessoas já sorriram de vc na escola, ou até apelar dizendo que vc ficou em depressão ou está com depressão e urgentemente quer que ser retirado porque o sobrenome (Leite) causa vergonha em vc. Demora no máximo 5 a 7 meses essa mudança de nome. Não precisaria vc colocar outro no lugar, apenas retire o que não gosta. Porém se vc quiser acrescentar outro também dá, pois diversas pessoas no Brasil acrescentam nomes que não estão em suas certidões por exemplo, o garoto se chama (João da Silva Oliveira) sobrenome da mãe e do pai....mas....ele insatisfeito quer acrescentar o Martines do sobrenome do bisavô que se chama (Fernando Antunes Martines). Então vai ter que comprovar que vc é parente mesmo desse bisavô com documentos e o nome do Joãozinho muda pra João da Silva Oliveira Martines.  Se o sobrenome coutinho que era da sua avó ERA o sobrenome do pai dela então você pode sim inserir no seu sobrenome somente se você tiver documentos comprovando que o seu avô é pai dela e conta na certidão dela a paternidade dele junto com a mãe ou se não tiver isso que tenha outras provas como exames de DNA ou outras comprovações......mas se o sobrenome coutinho era do seu avô e sua vó perdeu ele quando separou. Então vc tem que comprovar que vc é neto dele e seu pai ou mãe é filho dele assim você poderia receber o sobrenome do seu avô que no caso os parentes do avô saberiam e não iriam se importar com isso. Espero que tenha conseguido entender. 

• Felix
    Lv 6
    Há 2 meses

Quando completar 18 anos acho que pode mudar.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 2 meses

Poderia ser muito pior:Jacinto Leite Aquino Rego, por exemplo.

• Há 2 meses

Se atribua um apelido (pseudónimo)

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.