Anônimo
Anônimo perguntou em Entretenimento e MúsicaPesquisas e Opiniões · Há 1 mês

Na sua opinião o que é vitimismo?

Tipo, se uma pessoa que está morrendo aos poucos por causa de uma doença sem cura, e essa pessoa diz estar sofrendo muito, na sua opinião isso é vitimismo?

Porque pra muitas pessoas até isso é vitimismo. Vejo isso principalmente em temas (vídeos, postagens) sobre espiritualidade, sempre dizem que por pior que seja a vida reclamar é vitimismo.

Na sua opinião, o que é vitimismo?

19 Respostas

Classificação
  • Vitimismo pra mim é gente fingindo estar sofrendo por algo pra se dar bem, mas nenhum sofrimento verdadeiro é vitimismo. 

• Há 1 mês

As pessoas são muito cruéis nesse quesito, Eu penso.  Sabe por que? Por que meio que assim, a pessoa está sofrendo, sofrendo, sofrendo (imaginemos um quadro de Depressão) aí... ela desabafa com as pessoas... e muitos a taxam desse modo, "Vitimista" falando que ela é frescurenta. Sim, ajudará muito, sim. Um comentário de um coleguinha abaixo colocou que é arranjar desculpas e justificativas... como o mesmo citou, "Comodismo"... mais uma demonstração de como ser cruel. Classificar o outro como comodista, vitimista. Coleguinha, Não acha mais fácil entender o outro para começar com julgamentos?

Faço por minhas palavras o que outro coleguinha disse abaixo, esse conceito se resume a mais uma das formas de desmerecer, rebaixar, DESPREZAR a dor alheia. 

• ?
    Lv 4
    Há 1 mês

Pra mim vitimismo é quando a pessoa fica arrumando desculpas e justificativas para a propria situaçao de uma forma que fique no comodismo e nao faça nada pra mudar

EDIT: respondendo o user Thiago, não é desmerecendo o sofrimento do outro, aliás todo mundo sofre, todo mundo tem uma realidade, mas a escolha é nossa em permanecer onde estamos ou lutar pra ter dias melhores, ficar no mesmo discurso de "nao consigo nada" nao vai levar a pessoa a lugar nenhum. Voce pode sofrer mas nao deixe o sofrimento sugar tudo que vc é até virar um frustrado e jogar suas frustraçoes em cima de outras pessoas. No caso da depressao, já é outro assunto, pq é uma doença mental e nao vitimismo, nesse caso, por exemplo, a pessoa pode ate tentar levantar da cama, mas nao consegue.

• Bruno
    Lv 7
    Há 1 mês

Vitimismo é quando finge estar sofrendo para ocultar uma infração grave, e não quando um sofrimento legítimo é vivenciado. A dor humana merece muito respeito.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 mês

Vitimismo na minha opinião é quando alguém faz coisa errada, e na hora de assumir as responsabilidades, fica tentando reverter a situação se fazendo de vítima. Mas no exemplo citado óbvio que não é vitimismo. A pessoa está sofrendo mesmo, ela vai agradecer por isso?! Aí é demais! 

• Vitimismo é uma palavra criada para pessoas desmerecerem a dor do outro.

• Anônimo
    Há 1 mês

axopiorrack tenho 26 anos e sou muito tímido, e o pior é que isso já fez eu perder oportunidades na vida, inclusive a chance de ter entrado na faculdade antes e ter chegado mais longe, nunca tive namorada e raramente saio de casa, só vou pro trabalho e acho que já passei a maior parte da minha vida na frente do PC, ainda tenho um forte sentimento de insegurança que até mesmo me sinto incapaz de conseguir algo, me sinto inferior as outras pessoas, me sinto como se as outras pessoas são mais capazes no sentido que eu não sou capaz de fazer coisas que pessoas da minha mesma idade sabe fazer. é um sentimento horrível. acho que a timidez depende da criação dos pais, pois pais que não deixam por exemplo o filho fazer certas coisas sozinho ou faz tudo por ele ou trata por exemplo um filho de 18 anos como se ele ainda tivesse 12 (como por exemplo falar que o filho de 18 anos ainda é "criança", mesmo que os pais digam isso sem a intenção de ofender) pode gerar no filho sentimentos de incapacidade, onde a pessoa não se sente capaz de fazer certas coisas e quando ele tentar fazer vai vir sempre aquele sentimento no inconsciente. é verdade que muita gente quando chega na idade adulta perde a timidez, mas nem todos, principalmente aqueles que recebem superproteção dos pais (não confundam superproteção com proteção, são dois termos bem diferentes) digo isso também por experiência própria, no meu caso eu aparentava ter menos idade que eu tinha, quando eu tinha 18 anos parecia que tinha 15 ou 14, pela magreza e a cara e a mãe super protetora s as pessoas que achavam que eu tinha menos idade piorava ainda mais a situação. e as pessoas ainda tem cara de pau de perguntar por que eu não mudo.

• Cleo
    Lv 6
    Há 1 mês

A pessoa so reclama, poe a culpa de td nos outros. Inclusive pelos proprios erros procurando se justificar.  Precisa de atencao o tempo todo se fazendo de coitada!!  Suga a energia das pessoas pra viver!!

• Há 1 mês

Ser vítima de algo, mas na minha opinião quando uma pessoa é vítima de algo ela tende a mostrar certo repulso sobre o tema, ou pode escolher pedir ajuda, aliás, ninguém gosta de ser vitimado 

• Há 1 mês

substantivo masculino Sentimento de ser vítima; sensação de quem está ou foi sujeito a opressão, maus-tratos, arbitrariedades, discriminação etc., geralmente de quem tem sempre essa percepção sobre o que lhe acontece: sua vida não avança porque o vitimismo não a deixa.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.