bruno perguntou em SaúdeSaúde Mental · Há 1 mês

Quanto eu tiro nesta redação do Enem ?

Sei que está ruim, é a minha primeira redação, eu nunca havia feito outra. Passei no enceeja e tentei Enem. 

No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas tem depressão. Vê-se que , o tempo todo, reportagens, relatos na internet acerca de uma saúde mental doente, traumatizada e frágil. Mesmo sabendo disso, o grupo social age com indiferença à questão e as marcas deixada pela doença, e a omissão do estatal corrobora ainda mais. Assim, pensamentos precisam ser revistos.Em primeiro lugar, uma saúde mental frágil deixa marcas, tanto físicas quanto psicológicas nas pessoas, e o descaso por parte da sociedade, piora ainda mais a situação. A não importância da família, amigos deixa o depressivo desamparado com as condições mentais que está.Em segundo lugar, o estado omisso não se preocupa em tratar com eficácia a saúde mental da população, os tratamentos do governo são precários e limitados, não resolvem o problema em si e só servem para mascarar a realidade de cicatrizes e traumas mentais.Medidas, portanto, são necessárias para resolver o impasse. O Governo Federal deve por meio de palestras nas escolas, conscientizar as crianças e adolescentes que a saúde mental causa traumas e machucados internos e externos nas pessoas, exemplificando com clareza a importância e o cuidado que se deve ter com isso para, então, termos uma sociedade melhor mentalmente e estigmas.

3 Respostas

Classificação
  • ''Conscientizar'' no Enem é considerado proposta de intervenção nula. 

Reparei que na sua redação tem alguns problemas de coesão(competência 4).

===

Você não apresentou repertório diversificado, ficou muito senso comum... os seus desenvolvimentos estão muito previsíveis e muito pequenos.

Competência 1(gramática) está ok... vc consegue os 200 pontos. 

===

Competência 5(conclusão/proposta de intervenção): Ficou muito pequeno e com carência de detalhes e a proposta de intervenção muito vaga.

Ao fazer a conclusão, devemos colocar:

Agente

Ação

Meio

Detalhamento

Finalidade

-------------->>> obs: cada competência vale 200 pontos, são 5 competências.

Eu daria

200

100

80

100

80

=

560.

============

Acho que sua nota vai ficar entre 560 até, no máximo, 600. 

• Anônimo
    Há 1 mês

Como o outro usuário disse, esse texto está muito pequeno pra ser a sua redação completa. 

Tem alguns errinhos gramaticais e ficou bem simples. 

.

Nesse primeiro trecho "No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas tem depressão.", você esqueceu de detalhar a informação e a fonte. 

.

Achei que faltou alguma referência de fora ao seu texto, uma informação técnica ou algo do tipo. 

.

Não sou corretor, nem tenho tanta experiência no enem; apesar disso, é óbvio que você não tira 1000, mas também não tira 0: eu chutaria uns 650

• Há 1 mês

Essa é sua redaçao inteira? ta parecendo ser só a conclusao... faltou expor argumentos, estrategias argumentativas

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.