Anônimo
Anônimo perguntou em Família e RelacionamentosAmigos · Há 1 mês

Como parar de ter vergonha de socializar com as pessoas?

É o seguinte: Eu tenho 16 anos, já tive uma época que eu tive muitos amigos (mas hoje em dia, não tenho mais)

Na minha rua, onde moro atualmente, tem vários adolescentes da minha idade. Entre 14 à 17 anos. Um deles, esses dias me chamaram pra sair na rua, eu estranhei porque nem conhecia eles, né? Só que daí eu inventei uma desculpa dizendo que ia sair, daí eu não fui. Outro dia, eles me chamaram de novo, mas dessa vez eu não atendi deixei eles chamando (coitados kkk).

Eu tenho muita vergonha de socializar, e o pior é que eu tenho a auto-estima uito baixa. COMO NÃO SER ASSIM??

34 Respostas

Classificação
  • Há 1 mês

provavelmente eles vão te chamar dnv, e aceita cara. pq se vc ficar arrumando uma desculpa, eles vão achar q vc eh mt ocupado, e não vai mais te chamar. ja me ocorreu isso e no final eu me fodï como sempre 

• Há 1 mês

Ainda bem q vc só tem 16 anos e já percebeu que isso faz mau . Corre pra mudar isso,eu vivi assim por mto tempo e hj com 26 anos,quero mudar mas é difícil 

• Há 1 mês

Desintoxique-se um pouco da Internet. O mundo virtual costuma deixar a gente acomodado e sem vontade de socializar lá fora. Também sempre pense que as outras pessoas não são melhores que você. As inseguranças e medos que voce tem, elas tem tambem, e no fundo é todo mundo extremamente parecido. Então nao tem porque se envergonhar. Eu também era assim na sua idade. Hoje em dia sou sociável. Acho que isso também vai mudando com a idade e conforme vc amadurece.

• super
    Lv 5
    Há 1 mês

Não precisa falar aos quatro ventos, eles mesmoa te chamaram e vc perdeu a oportunidade, é só ficar junto a eles e conversa

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 mês

Eu sou exatamente assim, parece até que foi eu que fiz essa pergunta kkkkkkkk Mas uma coisa é fato, é muito provável que eles te chamem dnv. Se vc não quiser aparecer continue dando desculpas ou não atendendo que uma hora eles vão se ligar e parar de chamar... digo por experiência própria, mas exatamente por isso tbm que eu te digo que o melhor é vc aparecer, pq eu tive muitas oportunidades de me socializar, mas não aproveitei e hoje estou sozinho.

Vc tem que analisar, eles são pessoas boas? Vale a pena fazer amizade com eles? Se a resposta for sim eu recomendo vc tomar coragem e falar com eles, mas se vc acha que não faz seu tipo de amizade.. aí é aquele negocio né, antes sozinho do que mal acompanhado. Aqui na minha rua não tem nenhum adolescente, mas antigamente quando eu era pequeno tinha vários mlks aqui e eu brincava com eles, mas a maioria era tudo vacilão. Ficavam falando de droga, falavam com gírias de bandido e um deles já até ameaçou roubar minha bola kkkkkkkkkkk hj em dia cresceram, se mudaram e continuam sendo uns vacilões, de vez em quando eles aparecem aqui, mas é poucas ideia.. só falo um oi. Só te digo isso pq realmente não vale a pena se envolver com gente assim, faça amizades com pessoas que vc se sinta confortável, pessoas que compartilhem das mesmas ideias que vc, que tem uma personalidade igual a sua e tals. São essa que vc vai levar pra vida. Abraço 

• Anônimo
    Há 3 semanas

O que eu costumo fazer é agir como se eu fosse uma daquelas pessoas caminhando pelas ruas, sabe? Esses desconhecidos que a gente nunca mais vai ver. Tipo, é complicado se você está completamente ciente e atento aos olhares dos outros. O que me ajuda é agir como as pessoas ao meu redor, sem pensar muito antes de ir até a recepcionista, por exemplo. Sei como é lidar com ansiedade social, mas estou melhorando muito nessa questão. Só se mistura no meio das pessoas, faz o que tem que fazer e tenta não pensar muito em nada na hora. Eu era tão, mas tão assim que até evitava telefonemas e só falava por mensagens. Isso vai passar, acredite.

• Aí mano, seguinte, num papo bem reto e sério: Socializar é uma coisa bem normal e boa de se fazer. O que vc tem q fazer é ficar ligado nos tipos de amizades que vc vai criar. Procure saber/estudar bem q tipo de pessoa é aquela q vc está criando a amizade. Por exemplo, de 100 "amigos" q vc criar, apenas 1, 2 ou 3 q serão os amigos de verdade, q vão realmente se importar com o seu carater, com a forma q vc é, do jeito q vc é, q vão se importar e querer saber como está tua saúde, q vão estar te apoiando em todos os momentos e te incentivando a buscar teus sonhos de vida! Esses amigos vc tem q valorizar!

Já o resto vai ser amigos de faixada, q vão querer tua amizade só pelas coisas q vc tem ou usa, tipo, se vc tem um skate maneiro ou uma bike de alto valor, ou um carro top de linha do ano, sei lá, qualquer coisa maneira q vc tiver ou usar, esses ditos amigos vão gostar de vc e procurar vc só por isso... no momento q vc não tiver algo maneiro, q vc estiver passando por um problema sério com vc ou sua familia ou sei lá, qualquer coisa ruim, momento ruim q vc passar, eles vão desaparecer, vão fingir q são teus amigos, mas não vão emprestar nem o ombro pra vc se apoiar e chorar.

Porque sem perceber as amizades q nos arrodeiam tem muita influencia no q a gente vai fazer pra nossa vida no futuro ainda mais quando estamos com nossa autoestima muito baixa, por isso procure saber com quem vc está saindo, q tipo de pessoa é aquela... 

E assim, pra resolver tua autoestima, é bem simples, mas tem q ser persistente todos os dias pras coisas ao teu redor não derrubar tua autoestima: ACREDITE EM VC MESMO! 

Acredite que vc tem potencial de fazer teu sonho de vida se tornar real, tipo, se sonha em ser piloto de formula 1, ou um grande policial, vai em buscar de fazer isso virar realidade, e é obvio q não vai ser nem um pouco fácil, mas se vc tiver força de continuar em frente, vc vai chegar onde quer, acredite nisso! 

Outra coisa muito importante q melhora a autoestima: AME-SE! 

Vá na frente do espelho e se olhe de verdade! Olhe pros seus olhos bem no fundo e veja a imagem q reflete, é vc aquela pessoa q está aparecendo no espelho, não é outra, entende o q quero dizer? q vc não é o q os outros querem q vc seja, q vc é o q vc quer ser! não tenha vergonha disso, ame-se do jeito q vc é! *(Se quiser ter um tesão por vc mesmo, pelo seu corpo do jeito q vc nasceu, fique pelado na frente do espelho, se toque, descubra seu corpo de verdade, isso também melhora a autoestima, é comprovado cientificamente, os doutores recomendam e isso é se amar de verdade, é vc se olhar no espelho e gostar de verdade de ver aquela imagem refletida no espelho). 

E não dê a minima pro que as outras pessoas vão falar de vc, elas não sabem de nada da sua vida, só vc sabe pelo q já passou e está passando, então não deixe q as coisas q vc ouvir ou ficar sabendo q falam de vc por aí te afetem, isso entra num ouvido e sai no outro, está bem? 

E a ultima coisa muito importante pra melhorar a autoestima está nos teus pensamentos: POSITIVIDADE SEMPRE!

Coloque sempre pensamentos positivos, não deixe pensamentos negativos ficar te perturbando. Mantenha o pensamento forte e firme na positividade, não interessa se é no pior momento, acredite e pense q aquele momento ruim vai passar logo e tudo vai ficar bem. O pensamento de nós seres humanos tem uma força inimaginavel... então trate de colocar sempre pensamentos positivos na sua mente q vc vai começar em pouco tempo perceber q as coisas vão ficar mais faceis de conduzir. Pensamentos positivos atraem sem sombra de duvidas, boas energias, pode acreditar nisso. 

Então a regra de ouro pra autoestima são essa três coisas aí q citei:

Acredite em si mesmo! Ame-se! e Positividade sempre!

É isso aí! falou!

• Procure ser o mais natural possível... Seja uma pessoa simples e afável, verás k é tudo mais fácil

• Há 1 mês

Excelente pergunta.  Amigo, Thiago Antonio Tomé de Oliveira também sofre disso... também não tenho amigos.  Sou um fracassado social... isso mesmo, Fracassado social.  E é estranho isso né? Tipo a gente tem vontade de socializar, só que dá uma vergonha de socializar. Sabe pq? A resposta é isso mesmo que vc falou. Baixa AUTO ESTIMA. Pq a vontade que vc tem é o oposto da vergonha que representa sua falta de confiança em si mesmo. Eu sofro muito com isso.. se quiser, um amigo, me chame... O que nos diferencia é que vc disse que já teve amigos... Eu nunca tive na vida... e nenhum momento... e tenho 16 anos.

• Há 1 mês

O pessoal te chama pra sair e você rejeita o convite? Isso é tolice... e você só vai piorar. Não tem jeito: a melhor maneira de você resolver essa timidez é não pensar duas vezes, estufar o peito e se reunir com esse pessoal... E, se eles te chamaram pra ir ter com eles, é porque você deve aparentar ser uma pessoa bacana, e eles gostaram disso. Se junte a eles! 😀👍

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.