Quais lápis de desenho (marcas e gramaturas) que vocês conhecem e não borrem, nem tornem invisíveis os desenhos? Leiam o resto e participem:?

Meus dois amigos e minha amiga, daqui de Vitória (Espírito Santo) me indicaram desenhar meus gibis e fanzines a caneta e colori-los a lápis de cor (não a lápis e em preto e branco), pois disseram que ficam bem mais bonitos, detalhados e vivos, além de bem mais nítidos para imprimir, copiar, escanear e fotografar. Também para desenhá-los a lápis primeiro, passar a caneta por cima depois e apagar os traçados a lápis então, isso para os desenhos saírem sem erros.

Daí, minha outra amiga, também daqui de Vitória me disse que não dá para passar a caneta exatamente em cima do lápis e sair perfeitinho, que basta usar um lápis de desenho macio e que, até mesmo, o traçado nem fica visível, só as cores mesmo. Ainda me disse que não tem problema escrevê-los a caneta, que os textos são uma coisa e as imagens são outra, até que os textos não sairão com erros. 

Agora, não sei configurar, formatar e editar para produzir revistas inteiras no computador, no celular e no notebook... já me esforcei e não fluiu, mas, também, há quem diga que meu traço é só artesanal de tão rico e único, isso para não perder a qualidade. 

E bem, sugiram-me alguns lápis bacanas!

Atualizada:

Muitíssimo obrigado aos dois por me terem dado as respostas!

2 Respostas

Classificação
  • Sófia
    Lv 6
    Há 1 mês
    Resposta favorita

Usar caneta não, de jeito nenhum. Nem antes nem depois de desenhar. Tem que ser a lápis. Agora qual lápis vc vê naquelas lojinhas de artesanatos. 

• Anônimo
    Há 1 mês

Para produzir uma revista, você precisa de um software de editoração (ou diagramação). Com o InDesign (Adobe), além de não perder a qualidade das imagens, é possível dar um plus na coloração, contraste, brilho etc. 

Quanto ao aparato para desenho, desconheço marcas boas de lápis. Desculpe. 

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.