? perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 2 semanas

Como se livrar da depressão?

Poxa cara eu tô cansado... tô a poucos dias de voltar das férias escolares e tô arrasado com o retorno as aulas presenciais, visto que sou o único aluno da minha escola tímido e que não conversa com ninguém... Aí durante essas férias ninguém me mandou uma mensagem.. Meus pais meio que me abandonam aqui em casa, pois vivem falando mal de mim para os outros e me vêem como um "louco da cabeça"... ou seja, Não tenho o apoio dos pais e tbm não tenho amigos que me apoiem nas piores horas da minha vida... Aí, outro fator, baixa auto-estima... eu não me amo, Não gosto de mim mesmo eu olho no espelho da vontade até de quebra-lo pois vejo ali uma pessoa que Não tem amigos, uma pessoa feia, horrível, que ainda é BV, nunca se relacionou com absolutamente ninguém e VÊ a sua vida descer ladeira abaixo. A depressão está instaurada.. não sei como sair DELA.  Minha psicóloga me parece que não me ajuda pq, eu tô já com 1 ano de tratamento e não vejo diferença nenhuma no meu modo de pensar e ver a vida, de valorizar a mim mesmo. Eu sei que tenho que valorizar a mim mesmo e me amar. MAS A QUESTÃO É : COMO? Enfim, estou destruído por tudo isso em conjunto na minha vida e já estou agendando o velório pro dia 01/02/2021, o dia em que as aulas começam. Como eu me livro disso? Desse vazio existencial? Como?

29 Respostas

Classificação
  • Há 1 semana
    Resposta favorita

Simples. Toma um chazinho de erva doce ou de camomila.

• Bruno
    Lv 7
    Há 2 semanas

Você não se valoriza, porque você vive em uma sociedade doente que favorece a não valorização. Até a boa índole e humildade, características positivas, são motivo para desvalorizar. Você tem qualidades e é você mesmo quem deve reconhecê-las. Deixo para você essa frase de um filósofo indiano (Jiddu Krishnamurti): "Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade doente".

• Há 2 semanas

Olha, rapaz, isso não é fácil!

Ser tímido, não ter amigos, tender a se isolar, não se relacionar c/ ninguém... Sei muito bem o que é tudo isso! São 50 anos de caminhada.

Se posso lhe dizer algo, psicólogos não ajudam em nada. Não sabem pörra nenhuma nem deles próprios. São uma raça inútil.

O que você pode fazer é se obrigar  a sair de casa (mesmo em pandemia bilhões de pessoas saem de suas casas todos os dias para irem trabalhar), tentar se aproximar de alguma pessoa. Cuide de sua alimentação, vigie seu peso, tome banho todos os dias, se mantenha asseado, leia, ouça músicas, caminhe, pedale. Se mantenha ocupado. 

• Há 1 semana

Difícil opinar numa situação dessas.

Eu penso que talvez fazer exercícios e ter uma alimentação adequada e uso de alguns suplementos podem te ajudar.

Sou nutricionista.

Essas dicas podem aumentar a tua auto estima se insistir nelas.

O magnésio PA é um ótimo suplemento para combater a ansiedade e depressão.

A vitamina D3 também atua contra a depressão.

E por aí vai.

Jamais deixe de acreditar na vida.

Um forte abraço.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 2 semanas

Veja é complicado isso aí sabe eu também sou parecido com você porém quem está errado não é a gente, nos fazemos o nosso melhor no máximo do possível, tá tudo errado e eu só queria ter força para acabar com toda essa desgraça. Tenho 22 anos ensino médio completo e nunca trabalhei porque me atrapalharam de propósito para não verem minha felicidade e quem faz isso é minha própria mãe destruindo tudo que eu sou, esse ano vou continuar procurando emprego também, porém, eu não vou aceita passar desse ano na humilhação isso me assusta e eu tbm não gosto de falar disso mais realmente estou começando a considerar terminar com isso e isso me assusta.

• Bruno
    Lv 7
    Há 2 semanas

Oi Thiago, eu entendo o que você está vivendo pois já passei por essa fase também, mas sem dúvidas você vai superar tudo isso com a ajuda de Deus. Veja bem, por que sua vida está descendo ladeira abaixo? Porque você é BV e é tímido? Atente para o fato de que há pessoas em situações piores que a sua, basta ver na internet vários casos difíceis de pessoas que passam por cada problema barra pesada, pense nisso e tente se por no lugar dessas pessoas, todos temos problemas compreende? Mas a forma como lidamos com os problemas é que é o diferencial.

"Eu sei que tenho que valorizar a mim mesmo e me amar. MAS A QUESTÃO É : COMO?"

Nós somos todos falhos e pecadores, não tem nada em você para que você possa valorizar, a solução é Jesus Cristo e é Ele quem será o diferencial na sua vida para te conduzir bem em todo o seu caminho e trajetória aqui, Ele é o suficiente para te dar a vida e dar a paz que você precisa, nesse mundo você não precisa de mais nada além de conhecer sobre o Senhor Jesus, o Senhor é a nossa vitória. Você nasceu para ser feliz com Deus, esse é o propósito da vida, ser feliz com Deus pela eternidade, e já a partir daqui, isso é algo fantástico de se saber. Vou explicar com mais detalhes.

Esse vazio que existe em seu interior só será preenchido por Deus pois o Senhor Jesus está pronto para te vivificar e te salvar agora e para sempre, basta que você segure nas mãos Dele e tome posse dessa grande vitória que Deus tem para você que é a salvação e reconciliação a Deus em Cristo, basta apenas acreditar Nele, pois se você acreditar Nele e o aceitar como seu Senhor e Salvador, você renascerá como o próprio Senhor diz no evangelho de João capítulo 3, versículo 1 ao 15 [ https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/3/1-15 ] e uma vez renascido, esse vazio estará sendo ocupado pela presença do Espírito Santo em você, a partir disso, tudo na sua vida passará a ter sentido.

Cristo é quem está do seu lado, que conhece em cada detalhe toda a sua vida, Ele sim é seu amigo de verdade, é quem realmente se importa por você, Ele pisou nessa terra por você e por todos nós, tudo isso que você está vivendo é momentâneo. Você não está desamparado, saiba que você nunca estará abandonado. Em Lucas 12:15, Jesus diz o seguinte: "Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui". Não seja tão exigente consigo mesmo, mas coloque sobre Deus todas as suas ansiedades e preocupações, Ele está sempre a sua disposição para ouvi-lo. 

Pode ter certeza que com Deus, as aulas serão um problema pequeno para você diante da grandeza Dele, um ser Criador que se entregou a morte por amor a você, suportou por você toda humilhação e sofrimento da cruz para que seus pecados pudessem ser perdoados naquele madeiro. Então o que são os problemas dessa vida perto da alegria de estar com Deus pela eternidade? Cristo garantiu na morte Dele a sua salvação Thiago! Nada nesse mundo pode te tirar essa alegria da salvação, então de agora em diante, encare tudo na sua vida olhando para Cristo lá na frente, sei que não é fácil, mas tenha bom ânimo pois Ele venceu por você (João 16:33, João 5:24), você não precisa fazer nada, apenas confie Nele.

"Vinde a Mim e Eu Vos Aliviarei "

Mateus 11:25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.

27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

• Há 2 semanas

Recomendo a leitura do livro A sutil arte de ligar o f*da-se (Tem em pdf na internet de graça e também tem audio book no Youtube).

(É um livro de autoajuda diferenciado, pois é capaz que você se sinta pior depois de ler do que antes de ter começado a ler - e acredite, isso é bom).

• Anônimo
    Há 2 semanas

Por mais que você tenha feito um textão, eu não sei absolutamente nada da sua vida, ou seja, só você conhece a si mesmo, então só você mesmo pode se ajudar e sabe o que deve ser feito.

O psicologo também tem um papel fundamental, se ele não está ajudando, procure um outro profissional

• Anônimo
    Há 2 semanas

As aulas vão voltar mesmo? Putz...

Então, eu não posso te ajudar com firmeza pq por incrível q pareça tbm  estou na mesma situação, sou um adolescente tímido e sem amigos, inseguro, de baixa autoestima, e que vive se cobrando por demais. Eu não posso te ajudar enquanto a isso, mas te desejo forças e muita positividade.

Sei que é improvável de você fazer isso, mas se puder, consulte um psicologo e acredite, você não está SOZINHO. Sei que muitos outros adolescentes igual a gente passa pela mesma situação, esse mesmo tormento que não parece ter fim.

• Há 3 dias

o segredo de ter alegria de viver e' ajudar os outros,fazer bem para as pessoas,

praticar esportes ou somente fazer exercicios.mas acima de tudo, crer em cristo e ler a biblia.leia livros

• Anônimo
    Há 1 semana

Jesus te ama, estarei orando por vc! Escute este louvor 👇

https://youtu.be/ANfpF0pNob4

Youtube thumbnail

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.