Anônimo
Anônimo perguntou em SaúdeDoenças e PatologiasDoenças Cardíacas · Há 2 meses

Colesterol pode subir por ansiedade?

Meu exame de colesterol de alterado (20mg acima), mas eu não como nada de diferente que possa subir colesterol. Fritura e essas coisas muito de fez em quando. MAs eu sou muito ansioso, nervoso e minha família tem problemas com colesterol. Isso influencia?

Atualizada:

Eu esqueci de dizer que não tenho uma vida sedentária. Malho, ando de bicicleta, corro

1 Resposta

Classificação
  • Há 2 meses

Oi, tudo bem? Provavelmente, mas deve tomar cuidado.

Hábitos de vida fazem parte das principais causas de alteração nos níveis de colesterol, na prática temos visto muitas pessoas durante a pandemia com uma acentuada alteração nos hábitos de alimentação e atividade física, fato que tem causado essas alterações lipídicas no sangue. 

Antes de tudo, devemos entender que tratamos o paciente e não um número no papel. Se você é jovem, saudável, pratica exercícios físicos regulares, mas acabou deslizando um pouco na alimentação (aquela manteguinha no pão todo dia, excesso de carnes gordas e etc.) esse exame será pouco preocupante. O contrário ocorre em pessoas menos jovens, com outras doenças e/ou hábitos inadequados.

Sugiro que mantenha uma prática de exercícios físicos regulares, alimentação saudável (reduzindo o consumo de gorduras) e repita o exame (sob a orientação médica). Caso ainda assim os exames continuem elevados, uma conversa com seu médico e uma boa investigação pode indicar alguma desordem familiar/genética que justifique o resultado, e com o diagnóstico precoce ele poderá te indicar o melhor tratamento.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.