Uma dúvida filosófica sobre Deus.?

Ok, digamos que exista um deus, que e "absoluto" como o que é citado na bíblia, onipresente, onipotente e onisciente, que sempre existiu e que é toda aquela grandeza que não pode ser superada. Então, como ele saberia que realmente é absoluto? Como ele sabe (não estou dizendo que ele sabe) que não existe nada maior que ele? "Ah, ele é onisciente", tá mas tudo o que ele sabe pode ter sido implantado por um ser ainda "maior", do qual fez esse Deus crer que é totalmente poderoso e sabe de tudo, sendo que na verdade ele não sabe que foi "criado" por esse outro Deus. Acho que dá pra pensar e debater bastante e bem educadamente sobre esse assunto.

Não estou criticando nada, minhas crítica a religião são outras, não é um desafio proposto aos crentes do tipo "vai, troxa, responde aí kkk", é só um exercício filosófico que gostaria que vocês pensassem e falassem o que acham, seja pra concordar ou refutar.

12 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 2 meses
    Resposta favorita

Interessante mas aí entraríamos em um loop infinito do tipo quem criou o outro Deus que criou este Deus. ? Já parou pra pensar 

• Anônimo
    Há 2 meses

Não consigo entender porque o ser humano tem que complicar tanto tudo.

Se pensarmos assim sobre o Criador, não haverá limite. E na prática isso não acontece. Não há dualidade ou multiplicidade na ordenação do universo.

• Há 2 meses

Eu vou um pouco além.

Muitos dos argumentos a favor da existência de um Deus focam no fato de que tudo tem uma origem, e que Deus seria essa origem. 

Seguindo essa lógica, Deus também deveria ter uma origem, certo? Do contrário, poderia se argumentar que outras coisas também não foram criadas por Deus.

Sinceramente, esse papo de "onipotente, onipresente, onisciente, infinitamente bom" me soa mais como simples palavras de adoração do que uma realidade. Sob uma análise mais minuciosa, percebe-se que essas características muitas vezes entram em conflito uma com a outra, então penso que não podemos levar a ferro e fogo sobre esses atributos de Deus.

• ?
    Lv 6
    Há 2 meses

Colega, Deus não pode ser estudado em laboratório, se fosse assim ele não seria Deus né? Lembre-se que seu pensamento humano é muito limitado para saber completamente sobre Deus.

A bíblia não fala de nenhum outro Deus maior, só existe um, e ela diz também que o mesmo sabe de todas as coisas, inclusive, de sua onisciência, onipresença e onipotência. Ele sabe disso pois foi ele que criou tudo, tudo mesmo.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 2 meses

O problema da Filosofia como disciplina é que a Filosofia não respeita a Realidade padronizada matematicamente pela Ciência e sempre parte de pressupostos impossíveis, sua pergunta mesmo parte de um pressuposto impossível que sua imaginação humana criou, tudo que parte de um pressuposto impossível se torna possível, ou seja, a partir do momento que vc afirma que um Deus existe vc pode assinar as características que vc quiser pra esse Deus, a Filosofia te permite buscar milhões de diferentes respostas para sua pergunta sendo que na verdade apenas existe 1 Realidade.

• Há 2 meses

Sua dúvida é justa, para quem crê na existência de Deus vai afirmar que ele sempre existiu mas como algo pode sempre existir? Tudo tem que ter um início mas acho que quando pensamos no início de tudo nos perguntamos sempre "o que havia antes do início de tudo?" Por exemplo ainda se questiona muito o que havia antes do Big Bang, esse questionamento parte da ideia de causa e efeito, todo efeito precisa ter uma causa portanto todo causa é efeito de outra causa só que isso nos leva a regressão infinita. No final chegamos a conclusão que seja Deus, seja Big Bang não sabemos nem 1% sobre a origem de tudo pois não sabemos ainda se o universo (espaço-tempo) é infinito e atemporal ou se tem realmente um começo e se tiver um começo sempre vamos nos questionar o que havia antes do começo. 

Fonte(s): Nada faz sentido mesmo!
  • ?
    Lv 7
    Há 2 meses

tem algo equivocado ai,     estamos dividido em 2 grupo de deus, grupo cristao os mais pobre e grupo satanico o de pessoas bem rica, e os rico vem enganando os pobres para fica rico para sempre. muita coisa que se ve falar e ao contraio entendeu?

• Há 2 meses

Deus sabe, porque não há nada fora dEle.

leia o evangelho.

• Anônimo
    Há 2 meses

Uma das mais instigantes perguntas, que já vi, no Yahoo Respostas, em 14 anos que conheço esse site.Sua dúvida foi tão bem colocada,  que não seria possível para deus, saber  ou não, que essa divindade é criação de uma outra e assim ad infinitum.O tipo da dúvida, que tem o efeito colateral, de mostrar os absurdos embutidos no conceito de  uma deidade.

• ?
    Lv 6
    Há 2 meses

Compreender e explicar a Onipotência, Onisciência e Onipresença de Deus creio que seja impossível para nós humanos.

Outra característica é que Deus é atemporal. Significa que Deus não passou a existir, Deus sempre existiu, ninguém o criou, talvez por isso Ele saiba que não há nenhum outro além dEle.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.