Qual o significado do versículo bíblico , "não resistais ao mal"?

Estou pesquisando sobre isso, dentro do enfoque espiritual e também no científico, ao que me parece essa palavra "resistir " tem significados diversos.

13 Respostas

Classificação
  • Há 2 meses

"Eu, porém, vos digo que não "resistais ao mal"; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.  Mateus 5:39.

Analisando a frase em seu contexto, observa-se nitidamente que o  "RESISTAIS" esta no sentido de: Atrito, Contenda, Conflito, Oposição, Peleja...e não no sentido de Compactuar...Tornar-se omisso...

Em outras palavras a frase ficaria assim:

Não entre em " atritos, contendas, polemicas ou conflitos" com o mal... Pois vc irá alimenta-lo mais ainda, e também corre o risco de sintonizar com o mal que vc ora combate, e tende a confronta-lo utilizando as mesmas armas e expedientes.

Paulo de Tarso reforça essa mesma ideia com a seguinte expressão:

"O MAL NÃO MERECE DIVULGAÇÃO"

Friedrich Nietzsche, igualmente, alerta para o perigo do enfrentamento com o mal (monstros) sem que se esteja devidamente preparado:

"AQUELE QUE LUTA COM MONSTROS DEVE ACAUTEÇLAR-SE PARA NÃO TORNAR-SE TAMBÉM UM MONSTRO. QUANDO SE OLHA MUITO TEMPO PARA UM ABISMO, O ABISMO OLHA PARA VOCE."

Rainer M. Rilke, nos lembra q trazemos em nós muitos resquícios de imperfeições e q estamos longe da pureza de sentimento dos iluminados e para combater certos Males é preciso passado limpo e retidão de consciência:

"SE MEUS DEMONIOS ME ABANDONAREM TEMO QUE MEUS ANJOS TAMBEM DESAPAREÇAM."

.  

• Anônimo
    Há 2 meses

Acho que o significado é esse:

Romanos 12:17-21

17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens.

18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

• Anônimo
    Há 2 meses

No contexto quer dizer que não devemos  entrar em brigas, vingança, devemos 

procurar ignorar, para que o mal pare por aí. Quando alguém vem furioso querendo briga, se você der uma resposta branda, o agressor se volta para si mesmo e se coloca no seu lugar porque não achou resistência. 

"Uma resposta branda aplaca o furor, uma palavra dura excita a cólera."

Provérbios, 15 

"Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39.Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direi­ta, oferece-lhe também a ou­tra.* 40.Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. 41.Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. 42.Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado."

• Há 2 meses

Na prática seria assim: se um ladrão quiser roubar seu celular, sua carteira, sua motocicleta ou mesmo seu carro, deixe que ele leve.

Mesmo que você tenha um revólver em sua mão não atire nele porque ele está te assaltando.

Por que eu deveria não resistir? Ao menos 1 motivos eu poderia  cita

MOTIVO:Você corre o risco de levar um tiro e morrer ou ficar aleijado, não valeria á pena, sua vida é valiosa demais para ser trocada por um bem material.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • ?
    Lv 5
    Há 2 meses

Em Hebraico seria , não pagar o mal com o mal ,não se envolva ou se preocupa com o  Mal:

https://bit.ly/376Arpx

• Há 2 meses

a salvação é para a alma no espírito [não para o corpo], e o mal é para o corpo [não para a alma/espírito senão através do corpo, ou seja, como a alma/espírito não podem ser tocadas senão pelo mal, e o mal não pode as tocar senão via corpo, em não resistindo ao mal não poderás ser levada a perder a vida eterna, tudo o que deseja por intenção o mal. é difícil explicar estas coisas para quem não crê, ou duvida, ou ainda que vê valor na carne, vê as coisas com os olhos e entendimento da carne, contudo oxalá que te sirva ao menos para ter uma nova noção.

leia o evangelho.

• Anônimo
    Há 2 meses

Ora, ROMA era a super potência da época, a quem os judeus deviam obediência.Claro que tinha que ter versículos bíblicos dizendo coisas semelhantes a essa, autoridades romanas exigiram que assim fosse!

• Há 2 meses

Não retribuam a ninguém mal com mal. Preocupem-se com o que é bom aos olhos de todas as pessoas. 18 Se possível, no que depender de vocês, sejam pacíficos com todos. 19 Não se vinguem, amados, mas deem lugar à ira; pois está escrito: “‘A vingança é minha; eu retribuirei’, diz Jeová.” 20 Mas, “se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe algo para comer; se ele estiver com sede, dê-lhe algo para beber; pois, fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. 21 Não se deixe vencer pelo mal, mas continue vencendo o mal com o bem.rO.12:17-21

• Há 2 meses

38 𝙊𝙪𝙫𝙞𝙨𝙩𝙚𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙛𝙤𝙞 𝙙𝙞𝙩𝙤: 𝙊𝙡𝙝𝙤 𝙥𝙤𝙧 𝙤𝙡𝙝𝙤, 𝙚 𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙥𝙤𝙧 𝙙𝙚𝙣𝙩𝙚. 39 𝙀𝙪, 𝙥𝙤𝙧é𝙢, 𝙫𝙤𝙨 𝙙𝙞𝙜𝙤 𝙦𝙪𝙚 𝙣ã𝙤 𝙧𝙚𝙨𝙞𝙨𝙩𝙖𝙞𝙨 𝙖𝙤 𝙢𝙖𝙪; 𝙢𝙖𝙨, 𝙨𝙚 𝙦𝙪𝙖𝙡𝙦𝙪𝙚𝙧 𝙩𝙚 𝙗𝙖𝙩𝙚𝙧 𝙣𝙖 𝙛𝙖𝙘𝙚 𝙙𝙞𝙧𝙚𝙞𝙩𝙖, 𝙤𝙛𝙚𝙧𝙚𝙘𝙚-𝙡𝙝𝙚 𝙩𝙖𝙢𝙗é𝙢 𝙖 𝙤𝙪𝙩𝙧𝙖;

• Há 2 meses

Não sei se estou certa...mas penso que uma das maneiras de se proteger do mal é não resistindo a ele. Se uma pessoa está praticando um mal contra vc e vc age "oferecendo a outra face" ela pode perceber o que está fazendo e recuar. Isso se for alguém que não tem consciência plena do mal que está praticando.

Mas hoje esse tipo de atitude já não funciona tanto. Ensinou-se por aí que esse ensinamento de Jesus era um engodo para fazer com que as pessoas não se defendessem de ser explorada...

Houve uma confusão grande a esse respeito.

Então...quando vc  não resiste, hoje em dia, o agressor faz pior e ainda tira onda com a sua cara.

Além do quê, outros ensinamentos, tipo o individualismo, a injustiça social...tudo isso tem feito as pessoas agirem sem pudor nenhum...achando que estão certos.

Mas com uma pessoa que pratica o mal mas não quer realmente fazê-lo...funciona.

Acho que quando Jesus disse isso aos discípulos só os estava ensinando a se proteger e evangelizar ao mesmo tempo. As pessoas eram mais simples e o mal ainda estava em um nível menor no mundo.

Hoje...não sei se daria esse conselho.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.