Todo mundo é um pouco revoltado? Até Deus?

1 Resposta

Classificação
  • L u x
    Lv 6
    Há 2 meses
    Resposta favorita

Eu não acredito que Deus seja revoltado, não tem como. Parta da premissa que a revolta é um sentimento muito vinculado com a frustração (você quer algo, mas não pode ter algo). Deus não teria essa dificuldade, ele poderia ser Bilionário, ele poderia Criar e Destruir o que ele quisesse, logo pra ele Frustração e Raiva não existiria.

A Raiva só manifesta quando você quer algo e não pode ter (Ex: Eu queria que fosse desse jeito, mas não é) consequência: A Raiva.

Se Deus quer algo e ele vai lá e consegue aquilo falando "Abracadabra" ele consequentemente é imune a Raiva (pelo fato de poder ter tudo e fazer tudo) e por tanto desconhecedor desse sentimento.

Cogitaria uma visão mais positivista (se houvesse um Criador) ele teria um sentimento muito Paternal e Doador.

Porque se ele pode ter tudo, e ele pode criar tudo e destruir tudo, a natureza natural dele seria querer compartilhar isso com alguém, consequentemente, criaria seres com uma espécie de afeto paternal (do tipo "eu criei-os para tê-los comigo e dar coisas a eles") mais ou menos assim.

Racionalmente eu tenderia dessa forma.

-> Deus desconhece a Raiva, porque a raiva parte da premissa da frustração, sem frustração não há raiva.

-> Deus possuí um sentimento paternal com suas criaturas, e deseja o tempo todo dar coisas a elas, mostrar coisas a elas, compartilhar o que ele é capaz de Fazer, o que ele tem etc, etc, etc.

Logo eu aceito a ideia de Deus ser amoroso, porque se você empenha-se em fazer algo, no mínimo deve amar o que fez, caso contrário não teria sentido ter feito, ter se esforçado muito, ter aperfeiçoado tanto, ter feito tudo da melhor maneira, pra depois ter raiva daquilo que fez (é irracional e ilógico).

Essa visão de que Deus ficou "P" da vida por algo, isso não entraria na minha cabeça exatamente por crer que ele é imune a frustração (se ele sabe o futuro, ele sabe o que acontece. e se sabe o passado, sabe o que por ventura se repete. se ele pode criar e destruir, consequentemente pode tudo).

Deus ele só teria Raiva se ele fosse frustrado (se o seu poder fosse insuficiente) se ele não pudesse ver o futuro com precisão, se ele não conhecesse tudo o que aconteceu, e se ele não pudesse criar e destruir tudo o que ele gostaria de criar ou destuir, e se não tivesse tal proficiência ele seria um Deus limitado, não poderiáse nem chamar de Deus, porque se ele tem um limite (algo acima) que o limite, então aquilo é superior.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.