Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 1 mês

No purgatório pagaremos pela quantidade de vezes que cometemos o msm pecado mortal? Ou será só contado o tipo do pecado?

O que eu quis perguntar foi o seguinte:

Cada pecado mortal é equivalente a 7 anos no purgatório, mas se tivermos cometido um certo pecado mortal mais de uma vez, será 7x a quantidade de vezes que cometemos este pecado mortal?

Por exemplo: Se eu cometi sacrilégio duas vezes, será 7 anos X as duas vezes do pecado mortal = 14 anos de purgatório??

2 Respostas

Classificação
  • Há 1 mês
    Resposta favorita

Acredito que seja pela quantidade de vezes que cometemos o mesmo pecado, pois senão não haveria sentido confessar ao padre a quantidade de vezes que cometemos um determinado pecado. Se, por exemplo, eu soltar um palavrão (Mt 12,36) dez vezes na minha vida, logo eu serei purgado pelas dez vezes que cometi essa falta. Embora não saibamos o tempo exato que dura as penas do purgatório, sabe-se que a justiça divina determina essa duração com base no número e na gravidade das faltas cometidas, isso é um mistério da justiça e da misericórdia infinitas de Deus.

Aliás, aproveitando isso que você disse sobre tal pecado equivaler a X anos no purgatório, na verdade isso é só um modo de falar (inclusive isso deixou de ser empregado após o Concílio Vaticano II), o fato é que não existe tempo na eternidade. Para Deus, tudo está acontecendo no agora, pois o tecido espaço-tempo é uma criação divina para o mundo material onde vivemos; como o céu, inferno e purgatório são estados espirituais, logo eles não são afetados pelo tempo, entende?

• Há 1 mês

É simplesmente inacreditável que, EM PLENO 2020, há pessoas acreditando em tais idiotices...

Muito triste é a PRISÃO MENTAL...

ATEÍSMO = CORAGEM!!

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.