Anônimo
Anônimo perguntou em Família e RelacionamentosFamília · Há 3 semanas

Como não ficar nervoso na apresentação do trabalho?

Pessoal, eu estou fazendo faculdade e sou muito tímido.

Semana passada tive que apresentar um trabalho por chamada de voz, era só ler, e eu gaguejei, li tão rápido que ninguem entendeu nada, tremi, meu coração parecia que ia sair pela boca, fiquei com falta de ar e minha voz ficou bem fraquinha chegou uma hora que a voz não saia e ficou aquele silêncio, dei um suspiro forte e continuei, foi horrível, deu vontade de fugir, de chorar.

Segunda feira tem outra apresentação, como faço pra me acalmar e ler de boa? Eu estou desesperado.

13 Respostas

Classificação
  • Há 3 semanas

Ler? Quando eu fazia apresentação eu fazia sem ler nada.

Você tem que enfrentar que nem macho, dizer que vai apresentar o negócio e não tá nem ai. Antes eu ficava com vergonha, dai um dia eu disse pode deixar que eu mesmo sozinho apresento essa budega e não to nem ai, desde então eu vou lá e destruo. 

• Anônimo
    Há 3 semanas

Eu recomendo aulas de teatro, acredite, vai ajudar e muito.

• Há 3 semanas

Treine olhando para o espelho ajuda bastante

• Há 3 semanas

É tudo ansiedade. Tente fazer exercícios de respiração, e colocar na sua cabeça que não se importa com que vão pensar. É bem difícil, mas vai ajudar. Eu já passei por momentos idênticos ao seu, que eu tinha que ir na frente da turma apresentar os trabalhos com slides sozinho. Já tive que participar de concurso de oratória que parecia que eu ia ter um ataque cardíaco enquanto estava lendo.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Miles
    Lv 5
    Há 2 semanas

Treina na frente do espelho antes e se prepara bem,pense que todo mundo está com medo,você não é o único.

• Amigo
    Lv 4
    Há 3 semanas

Decore o texto e apresente como uma narrativa. Muitos atores fazem isto para não ter a dúvida se esqueceu alguma palavra. É como ler um livro com atenção e depois contar o que leu!

• Há 3 semanas

Toma um chá de camomila antes da apresentação cara, é bom pra te acalmar um pouco. Respira fundo, pensa que todo mundo ali também deve estar nervoso, você não precisa ficar tão nervoso assim, é só ir lá e falar o que você tem que falar, você não se preparou pra isso? Então cara, só vai e faz. 

• Há 3 semanas

Pensa em velha pelada, e morde a lingua

• Há 3 semanas

Pois bem... ponha na sua cabeça que apresentar um trabalho em público tem técnicas bem interessantes, que tornam essas tarefa muito legal, oportunizando a que tú te destaques por vários motivos.  Basicamente, o principal é o conhecimento da matéria. Jamais podes falar sobre o que não conheces bem, de modo que deves estudar profundamente toda a matéria, saber TUDO a respeito, não apenas porque represente tua inteligência, mas porque passa as impressões de segurança, convicção, confiança e credibilidade aos ouvintes.  Também é importante a sequência, o ordenamento do assunto em termos de exposição. Deves promover o desenvolvimento do tema aplicando o recdurso dos tópicos, dos itens importantes, e estabelecendo uma sequência lógica e palatável para o estômago dos assistentes... de modo que possam digerir o tema com facilidade. A apresentação precisa ter princípio, meio e fim. Isso faz parte daquela sequência de temas, de itens e subitens. Claro que inicialmente vais discorrer suavemente sobre os temas, em aspectos superficiais, de modo que os assistentes entrem no clima daquilo que vai ser apresentado. Existe a técnica de teres um roteiro com itens principais e subitens colocados num painel, ou numa retroprojeção, ou num selotex, ou num quadro, enfim... em algumlugar onde tú possas tomar e retomar a sequencia a qualquer momento.  E, de vez em quando, no meio da apresentação, podes fazer uma piada especial... atribuindo alguma coisa engraçada a uma pessoa conhecida ou até mesmo dizendo que tal assunto te lembra uma situação "X" e podes aí, incluir uma piada ou uma citação divertida para animar o pessoal que te escuta. Caminhar no palco ou no espaço de apresentação faz parte, chama a atenção e não permite que o pessoal pegue no sono. Olhe nos olhos das pessoas, gesticulando, como se estivesses falando diretamente com cada uma delas. Evite apresentação de trabalhos pela parte da manhã, quando o pessoal está mais preguiçoso. O melhor é à tarde ou à noite. No mais,mantenha uma postura ereta, frontal, impostação de voz, marcação da tua presença.  Vista-se sempre muito bem com terno e gravata com uma bonita combinação de cores  Use roupas nas cores azul-marinho ou preto. Procure ser simpático, ofereça espaço para perguntas.   A Banca é o mesmo que um grupo de assistentes, não existe diferença.  Portanto, fale normalmente, sem temores, mostre apenas o que você sabe. Isso é tudo !! 

• Há 3 semanas

Antes de começar a aula online...coloque um adesivo em cima da câmera do seu celular. Assim nem o professor e colegas, não vão ver o seu rosto, somente sua tela, escura. (Por lei) o professor não pode te obrigar a apresentar, exigindo que ele e os colegas vejam o seu rosto. Com a câmera escura, apresente os seus trabalhos lendo no papel, leia devagar, bastante calmo, para que ninguém perceba pela sua voz que você está nervoso e que está a ler no papel. Sugiro que faça isso. Ficará menos nervoso. 

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.