O que é concurso público?

Me falem tudo sobre concurso público desde de como se inscrever até seu salário. Preciso de algum curso ou eles dão algum treinamento quando entrar?

5 Respostas

Classificação
  • Onle
    Lv 5
    Há 1 mês
    Resposta favorita

Primeiramente vc se informa e fica sabendo que tem um concurso (por um site local da sua cidade ou pelo PCI Concursos ou Concursos Brasil)

Vc pode baixar o edital do concurso (onde diz como se inscrever e todos os processos detalhadamente, só ler o edital)

Vc faz a inscrição no site da banca

Vc paga a inscrição

Vc estuda e vai fazer a prova no dia

Isso de treinamento depende do cargo. Se for um concurso pra policial ou bombeiro tem treinamento, nos outros não têm, mas se vc chegar no lugar vc perguntará como as coisas funcionam e tals, é normal.

Se vc tiver passado entre as vagas então vc fica atento para quando eles vão te convocar

Se eles te convocarem vc apresenta seus documentos no lugar designado, depois eles te passarão uns exames médicos pra fazer, vc faz os exames, entrega e pronto, já está pronto para trabalhar no dia que eles designarem pra vc começar.

Inscrição > Estudar > Fazer a prova > Ser convocado > Apresentar documentos > Fazer exames médicos > Começar trabalhar.

Simples assim.

• Marcos
    Lv 4
    Há 1 mês

Vou começando a dizer que não é facil, mas vc terá que abdicar de muitas coisas para ESTUDAR e para conseguir a sua aprovação. E acima de Tudo Você terá que ser Persistente e não se comparar aos outros, tem gente que leva meses e uns anos para conseguir a aprovação em um. Só Depende exclusivamente de Você ! Vc Pode Estudar em Casa mesmo pelo YouTube e ficar ligando nas notícias e se inscrever em um ! Eu ainda não passei , mas tenho fé em Deus que a minha hora vai chegar e a sua também !

Deus abençoe a sua vida 🙏

• Anônimo
    Há 1 mês

li as 4 primeiras respostas até agora. Ninguém falou besteira. Acredito q não tenho nada a acrescentar.

Tenho,sim.

Não sei quantos anos vc tem. Até há uns 15 anos, as pessoas precisaram ir a algum lugar fazer inscrição, pegar fila.  Hoje, geralmente, as inscrições são feitas pela internet. Preenche a ficha no site e depois paga o boleto da inscrição (taxa). Geralmente, pode se pagar em qualquer banco. Essa informação consta no boleto.

(corrigindo o colega: não é só na lotérica q se paga)

Geralmente, não é preciso ter experiência profissional na área. O serviço poderá ser aprendido com os colegas de trabalho ou por meio de manual.  Vai depender muito do lugar. 

• Há 1 mês

Concurso Público é uma seleção justa de se entrar para o serviço publico federal, estadual ou municipal ! Vc fica sabendo pelo Edital que sai nos jornais e se inscreve online, paga uma taxa na loteria, de acordo com o cargo ! São muito concorridos e precisa se preparar num cursinho, tem gente que compra a apostila e estuda em casa ! Os salários são bons e tem estabilidade no emprego, ainda tem os benefícios de auxilio transporte, auxilio alimentação, auxilio creche, etc, não tem fgts por causa da estabilidade ! Não tem carteira assinada,é empossado, não tem plano de saúde, usa o Sus ou contrata !

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 mês

É uma prova bem difícil , e disputada,  que se vc passar  te garante um emprego que vc pode permanecer até aposentar,  seria um trabalho formal, q te dá mais segurança, e tbm ganha mais q os cargos temporários. 

Os salários dependem da área q vai trabalhar mas qnd lançam o edital ,vem escrito .

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.