Denilson perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 5 meses

Qual o conceito das Ciências Sociais que representa a minha ideia?

Tentarei ser o mais objetivo possível. Sou estudante de Psicologia e me juntei a um psicólogo para escrever um livro sobre Psicologia e Cultura Popular.

Nós queremos escrever sobre a percepção das "pessoas comuns" sobre a Psicologia. Como ela é representada pelas pessoas, cinema, filmes, etc. E queremos elaborar as implicações de uma psicologia popularizada para ambas a sociedade e a população.

O primeiro capítulo será para elaborar o que é Cultura Pop. Ao pesquisar por referencial bibliográfico encontrei historiadores que conceituam Cultura Pop mas não exatamente como quero. Quero que represente senso comum, que fale sobre pessoas não inseridas no contexto da Psicologia (teórico ou prático, que nunca tiveram contato ou apenas um breve contato, que se apropriam de fragmentos da psicologia e reproduzem/comercializam/disseminam/distorcem, basicamente todos que não praticam/estudam/têm pouco contato com a área.

Ao pesquisar Cultura Popular encontrei até Cultura de Massas. Se eu fizer um recorte de partes específicas desses dois conceitos, chego perto do que eu quero representar mas ainda não exatamente.

Meu pedido é: existe algum conceito único que represente a ideia que descrevi anteriormente que quero passar como Cultura Pop?

1 Resposta

Classificação
  • 34
    Lv 7
    Há 5 meses

Senso comum da psicologia?

Empirismo psicológico?

Não percebi bem a questão mas creio ser isto...

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.