É possível escrever um livro que uma empresa já tenha a marca da história?

Por exemplo: quero escrever um livro sobre Stranger Things, mas a Netflix já tem os direitos do nome. Teria como compartilhar os lucros ou algo parecido?

Atualizada:

E se fosse sobre um projeto cancelado. Tal empresa teve a ideia de produzir aquela história, mas não deu certo e eles a esqueceram. A base da história poderia ser reaproveitada utilizando o mesmo nome?

5 Respostas

Classificação
  • Há 6 meses

Poder você até pode mas nenhuma editora publicaria por que o processinho chegaria imediatamente. Você pode fazer como a Renata Ventura, que criou a saga A Arma Escarlate que é considerada pelos fãs o Harry Potter brasileiro.

“Eu sou e sempre fui muito fã de Harry Potter! Foi exatamente a minha vontade de querer saber mais sobre o mundo bruxo que me fez começar a pensar em como seria a comunidade bruxa brasileira”.

Mesmo cancelado o autor ainda tem direitos sobre a obra, só se perde os diretores quanto ela entra no domínio público e isso acontece setenta anos após o falecimento de seu autor. 

Attachment image
  • Há 6 meses

É possível. Você deve deixar bem claro que os créditos são dos criadores e NÃO PODE obter lucro com a divulgação, nem mesmo através de banners na internet. A isso se chama fanfic.

• Há 6 meses

Não, se esse livro fazer sucesso a netflix pode ter denunciar e acusar de plágio... 

• Anônimo
    Há 5 meses

Comece escrevendo um fanfic e se ficar famoso, eles entram em contato para publicar

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 4 meses

Boa noite, Eduardo, depende bastante... por exemplo, eu escrevi O Desespero de um Solteiro (romance literário de comédia dramática romântica) e ainda escrevo a Saga Confusões Conjuntas (série de cinco romances literários e de uma coletânea de contos; sendo três de comédia dramática de aventura, um de comédia dramática de aventura científica, outro de comédia dramática de fantasia e o outro de comédia dramática com o primeiro já escrito: Confusões Conjuntas: A Grande Viagem, Confusões Conjuntas: A Homenagem, Confusões Conjuntas: O Concurso Cultural, Confusões Conjuntas: A Exploração Espacial, Confusões Conjuntas: A Imperatriz da Galáxia e Confusões Conjuntas: Os Contos do Cotidiano), pelo que alguns nomes "registrados", eu os utilizo porque são de domínio público/genéricos com iniciais minúsculas!

Exemplos (todos sempre foram de domínio público, por exceção do nome Google, que se tornou genérico com inicial minúscula após o motor de busca logo começar a fazer sucesso): Bing, Yahoo!, Google, Facebook, Messenger, Orkut, Sonico, Twitter, Uber e 99. Em inglês, "to google" é o verbo guglar. Em turco, "Orkut" é um prenome, significando cidade da santidade e sendo o nome do fundador da rede social. E as outras palavras sempre foram existentes em quaisquer dicionários ("bing", "yahoo", "facebook", "messenger", "twitter" e "uber" em inglês; esta última também em alemão [com trema: über] e em latim; por exemplo, "sônico"/"sónico" em português e em espanhol e "99" em universal). Todas estas palavras estão no Wikcionário em português e em inglês, uma parte em espanhol também, no caso.

Também usei estes nomes: Angélica, Eliana e Ivete (sem dizer quem são, o que fazem, de onde são, etc., já que existem bastantes pessoas anônimas e bastantes famosas também com cada um desses três nomes). Também usarei o nome James Bond (que têm vários reais com esse nome, incluindo o que inspirou o nome do personagem fictício), além de, ainda, já cogitar usar o nome Caça-Fantasmas (caça-fantasma [com iniciais minúsculas] já é verbete de qualquer dicionário, além de ser [apenas com o C maiúsculo] artigo de qualquer enciclopédia).

Ah, sim: em outro livro meu (também já escrito), O Universo dos Quadrinhos, Animação e Rock (não ficção), eu mencionei estes nomes: Superman, Batman, Fantasma, Peanuts, Snoopy, Woodstock, Fantomas, Tintin, Tex, Marvel, DC, Image, Dark Horse, Top Cow e TBO (Dark Horse, Top Cow e TBO possuem múltiplas acepções na Wikipédia em inglês; já os outros termos todos estão com iniciais minúsculas em qualquer dicionário de inglês [ou de português no caso de "fantasma", de polonês e de esperanto no caso de "fantomas" e de cebuano, de finlandês e de francês no caso de "tintin"]).

Esses livros estão todos no Blogger (procure lá no Google) e no Wattpad (procure por lá mesmo).

Agora, se quiser debater ideias ou se precisar de mais ajuda, meu e-mail é saviochristi@outlook.com e meu Facebook é https://www.facebook.com/saviochristi . Está bom assim?

Fonte(s): Seu trabalho de autor literário, o meu também, suas dúvidas referentes a direitos autorais com nomes protegidos (ou não), você próprio e eu próprio
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.