Qual é o meu desktop no debian? Linux?

Sou novo no Linux, instalei o 10, o PC está lento e eu li que alterando o desktop isso melhora, quero instalar o lxde mas não sei o nome do desktop original pra desinstalar, alguém sabe como ver isso no terminal? Ou em algum lugar das configurações? 

4 Respostas

Classificação
  • kaw1p
    Lv 6
    Há 1 mês

Se vai colocar outro não precisa saber o que tem! Coloca o perppemint ou Lubuntu.

no terminal digita: neofetch ou

lsb_release -a

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 1 mês

O padrão no Debian é o gnome-desktop, então se você não escolheu nenhum, deve ter instalado ele.

• Há 1 mês

Você escolheu quando da instalação.

• Há 1 mês

Não precisa desinstalar o seu atual; o único problema é que o DE (desktop environment que vc está falando) vem com vários programas (editor de notas, calculadora, etc) e ao trocar pra um novo esse novo vai trazer outros programas, aí no menu pode ter coisas duplicadas.

Provavelmente você está usando o GNOME (é o mais pesado).

Vc poderá então deixar os programas ali (e possivelmente ter duas calculadoras no menu, por exemplo) ou excluí-los separadamente.

Recomendo instalar o XFCE, é um pouco mais pesado que o LXDE mas a não ser que seu computador seja muito antigo (de antes de processadores com mais de 1 core), o XFCE é leve o suficiente mas com muito mais recursos e facilidades.

Vc sabe instalar uma DE?

Depois de instalado, se vc manter a atual, pode selecionar uma ou outra na hora do login (por exemplo, quando vc digita a senha tem a opção GNOME, LXDE, Openbox, etc).

Eu recomendo instalar uma distribuição que já venha com a DE, pois elas são otimizadas pra deixar a DE mais bonitinha e mais fácil de usar, mas se você estiver com preguiça pode instalar direto mesmo e depois, se não gostar, instalar.

Por exemplo, se você prefere o Ubuntu, troque pelo Xubuntu (XFCE) ou Lubuntu (LXqt, hoje em dia), se prefere o Fedora, dá pra trocar pelo Fedora spin XFCE ou Fedora spin LXDE, etc.

O Debian traz as DEs da forma padrão, e apesar da maioria delas ser ótimas o XFCE e LXDE padrão são bem feios! (principalmente o LXDE)

Qualquer dúvida, comenta aí que eu ajudo.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.