Nina perguntou em Governo e PolíticaPolítica · Há 1 mês

Vc pode falar de política?

Eu estudei muito pra passar na federal e hj estou no 3° ano de uma faculdade federal no curso de ciências sociais. Leio muito sobre política em geral e não tem relação partidária ou ideológica, estudo historia, movimentos sociais, conflitos, questão social, estudo economia, onde fiz um projeto de pesquisa na area... Tem assuntos que não perco tempo com qualquer pessoa. Política principalmente, pq a maioria nunca estudou o assunto e quer ter razão. Menospreza td que estudo pq ele leu em sites de fontes duvidosas, ou tem amor platônico por político. Eu me acho inteligente sim, mas para falar sobre o que estudei e estudo. Não aceito debater com quem não tem o minimo embasamento sobre o assunto. Só aceito que estou errada se me apresentar fontes seguras se possível científica sobre tal tema.

14 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 mês
    Resposta favorita

Moça, o que mais tem aqui é gente sem conhecimento querendo falar sem saber. Não gaste o seu conhecimento com esses escrotos 

• NinaHá 1 mêsDenunciar

Real

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Victor
    Lv 7
    Há 1 mês

Sim, mas o oposto também é válido. Algo não é necessariamente verdadeiro porque a pessoa que o diz é autoridade no assunto (falácia do argumento da autoridade).

• ...Mostrar todos os comentários
    • NinaHá 1 mêsDenunciar

Sim, não é pq tenho conhecimento acadêmico que sei de tudo sobre, mas com certeza sei mais que quem pesquisa em uol, gshow, etc.

• Há 1 mês

Eu concordo que o debate acadêmico da política, seu princípio histórico e origem ocidenta na filosofia helênica, a evolução das diferentes ideologias em função do tempo e outras nuances igualmente teóricas deve se restringir àqueles que dominam o assunto. Entretanto, como tenho certeza que sabe, fazer política, no sentido mais essencial do termo, é postar-se, geralmente publicamente, ou através do voto, perante a sociedade em defesa das suas urgências enquanto cidadão (crenças e anseios). 

Acontece que todo cidadão tem urgências mas a grande minoria tem instrução política acadêmica. Provavelmente a maior diferença entre o sistema democrata e a sofocracia hipotética platônica é que, numa Sofocracia, o poder limita-se à classe intelectual e foge ao restante do corpo social, enquanto, no sistema democrático (atual), o poder, isto é, o direito à escolha da representância, encontra-se igualmente fragmentado nos cidadãos. Por terem os cidadãos, teoricamente, o mesmo poder político, é igualmente relevante, também, a opinião de cada um (razão da composição do atual Congresso e Executivo), geralmente expressa pela fala. Não tem como atestar que somente mestres em história e ciencias sociais podem falar de política porque isso vai de encontro com o valor principal da democracia, a equidade. 

Resumo: Na atual conjuntura política (quem discorda, que a mude sistematicamente), professor de história e pedreiro tem discursos, tendo em vista seu igual direito de decidir executivo e legislativo, igualmente RELEVANTES, isto é, um não desclassifica o outro por ser mais ou menos academicamente embasado (justificação acima). Mesmo estando, não raro, cientistas políticos com a razão em diversas discussões, somos democracia, não sofocracia elitista.

• ...Mostrar todos os comentários
    • NinaHá 1 mêsDenunciar

É um fanatismo político. Dai eu entro na questão de "seu discurso é para defender um político e não o seu interesse como cidadão", mas ok isso é uma democracia, que inclusive a propria democracia é  uma mentira 

• Lince
    Lv 6
    Há 1 mês

A única coisa que vou falar é que enquanto muitas pessoas estão brigando por causa de política, os políticos estão enchendo as contas bancárias com dinheiro público. Não estou generalizando, mas isso vale para os fanáticos que se espancam por causa de política.

• NinaHá 1 mêsDenunciar

Fanáticos por um político né kkkk complicado 

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 1 mês

O problema é que muitas faculdades no Brasil doutrinam os alunos, não permitem uma ideia contrária aquela que eles tem, por isso é recomendável estudar por conta próprio sem ser doutrinado.

• Anônimo
    Há 1 mês

Eu não votei no Bozonaro. 

• Anônimo
    Há 1 mês

É por isso que o Brasil está numa situação deplorável no ranking de qualidade da educação no mundo.

Attachment image
  • Há 1 mês

Ou seja, a nos guiarmos por sua "Lógica de Acadêmica de Federal", praticamente nenhum vereador, prefeito, deputado estadual, governador, deputado federal e governador entende de política - não obstante FAZEREM  a política.

A menos claro, que tenham estudado ou estejam estudando história.

• Há 1 mês

Argumento de autoridade, histórico, bla bla e bla. Nada disso importa, qualquer tipo de justificativa pra política está intrinsecamente errada.

• Anônimo
    Há 1 mês

Vc tem razao

O brasil está completamente perdido por causa das fake news. Este foi o motivo da eleição do pior congresso da historia bem como do presidente que jamais levou facada.

Ontem foi dado basta no gabinete do ódio. Allan dos Santos deveria estar preso. Sara winter será presa, com certeza

Nao se faz politica usando fake news.

• NinaHá 1 mêsDenunciar

Sim, a polarização política. O pior é que aqui no yahoo, onde poderiamos trocar informações com varias pessoas de muitos conhecimentos e tal, não fala nada por medo. Muita gente com a ideologia política na cabeça e sem nenhum conhecimento, cheios de odio contra quem rebata as ideias de Bolsonaro

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.