promotion image of download ymail app
Promoted

A educação no Brasil tem jeito? ?

É possível resolver a situação calamitosa em que a educação brasileira se encontra?

8 Respostas

Classificação
  • Resposta favorita

Sim, mas mesmo que todo o possível e impossível seja feito, o resultado será demorado.

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 2 meses

Sim, mas como disseram, é demorado...

Eu comentei na outra resposta umas coisas... vou complementar.

O governo tem que começar investindo muito dinheiro na educação. Construir escolas, aumentar salários, formar melhor os professores e ensiná-los a lidar com os alunos. Podia ter psicólogo na escola também, de graça. Tem muitos alunos que têm problemas em casa e isso afeta a atitude deles na escola e o aprendizado. Alguns fazem bullying, outros sofrem, outros assistem e dão força.

A escola devia ser um ambiente bom, sem bullying e com uma educação boa, disciplina, mas sem exagerar como nos colégios militares.

Aumentar o tempo de aula e ser mais rígido com os horários. PRINCIPALMENTE com professores. Eu sempre ouvi dos próprios professores que antigamente os alunos tinham que estar na sala de aula sentados e quietos e quando o professor chegava, todos levantavam. Isso é exagero e exigir demais dos alunos. Quando quem devia estar lá na hora são os professores, já que eles são quem recebe pra isso e têm obrigação de prestar um bom trabalho. Eles só sabem reclamar do horário dos alunos, mas chegam tarde e atrasam a aula. Isso é hipocrisia. TODOS têm que chegar na hora e a escola tem que fechar as portas depois do horário.

O que a escola precisa é de um ambiente legal e saudável, que estimule os professores a trabalhar e os alunos a estudar. Sem ninguém tendo mais importância que os outros.

Eu acho também que a escola melhoraria muito se colocassem o turno integral como regra. Mas tem muitas questões, como a violência nos bairros e os alunos chegariam quase de noite em casa. Mesmo que entrassem 6 h e saíssem 16 h (teria umas 10 horas de estudo), sair muito cedo de casa é perigoso. E teria que ter um transporte obrigatório pra todos e que cumprisse o horário. Mas no Brasil, tudo isso é extremamente complicado...

Isso ajudaria até a impedir atrasos, já que os alunos seriam buscados em casa...

Fora a alimentação, que deveria ser regulamentada com nutricionista etc. E ter café da manhã, almoço e lanche, no mínimo.

TUDO que existe hoje na escola desestimula os alunos e até os professores de trabalhar ou até escolher esse trabalho. É muita coisa pra ser feita e melhorada e o governo não tá nem aí pra isso. Fora as coisas paralelas à educação, como saúde e segurança que o governo também deixa de lado... Só pra segurança que eles ligam um pouco pq afeta eles. Mas uma criança pobre que não tem uma saúde decente e quando sai de casa ainda pode ser vítima de tiroteios e assaltos, pq os bandidos não ligam se é criança ou adolescente. Fora que é essa a educação que vai impedir ele de se tornar bandido depois. 

• Anônimo
    Há 2 meses

Eu acho que a partir do 2 ciclo (antigo ginásio), os alunos deveriam ter aulas obrigatórias de cursos profissionalizantes. O nível médio deveria ser obrigatoriamente técnico.

• Há 2 meses

Difícil mas não impossível, mas corro atrás do meu e busco meu conhecimento ainda mais com essa crise do Corona pelo mundo. Tenho me dedicado mais ao que amo Marketing Digital e estou fazendo o que jamais tinha sonhado , é surreal

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 2 meses

Em 2030 o mundo conhecerá um Brasil de primeiro mundo, pessoas educadas, cultura estratosférica, muitos poliglotas, PIB per capita : US$25,000, e por aí vai. 

• Onle
    Lv 5
    Há 2 meses

Tem que ser feita uma nova reforma no ensino médio pra desfazer o que o Temer fez. Desburocratizar a m**** que o governo fez. As matérias precisam voltar se chamar Português, Matemática, Geografia e etc.... o que o governo fez foi mudar o nome das disciplinas, complicando e burocratizando mais ainda o sistema.

Depois investir mais dinheiro nas escolas e menos pra político fazer campanha eleitoral. Tem sala de aula que não tem ar-condicionado, e algumas nem telhado tem, parece absurdo, mas em dias de chuva os alunos levam guada-chuvas pra não se molhar dentro da sala de aula.

É preciso melhorar o transporte escolar e ampliar a educação à distância.

O professor tem que ter mais poder em sala de aula, hoje em dia o professor é refém dos alunos.

Os colégios militares devem ser para disciplinar os alunos, devem ser bem rígidos, os alunos que causem problemas devem ser mandados para lá.

A justiça tem que proteger mais o professor e permitir o professor reagir em legítima defesa caso seja agredido.

A partir do  ensino médio as escolas podem oferecer cursos técnicos aos alunos. Eles estudariam na parte da tarde normalmente e dois dias por semana fariam curso técnico na parte da manhã. Eles escolheriam qual curso fazer.

• ...Mostrar todos os comentários
    • Blurryface
      Lv 6
      Há 2 mesesDenunciar

gramática; escrevem mal e ensinam mal. Aí reclamam de salário mas entregam um péssimo trabalho. Eu sei separar as coisas, mas aí já não dá...

• Anônimo
    Há 2 meses

Não, pelo jeito nós vamos nos formar traficantes , puttas e drogados.

Fonte(s): Shh
  • Anônimo
    Há 2 meses

Sim, mas mesmo que todo o possível e impossível seja feito, o resultado será demorado.

• Já deram essa resposta 

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.