promotion image of download ymail app
Promoted
Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 2 meses

Ninguém pode negar que amizade é construída na base de interesses? Darei uma aula gratuita aqui de amizade para vocês taokey?

Interesses que eu falo não financeiros, mas por exemplo, uma pessoa ajuda a outra e a se desenvolver bem na faculdade e em troca ganha mais consolo emocional. Outro exemplo, uma pessoa tem interesse de aprender algo novo, uma característica social nova e que determinada outra pessoa tem, e aí isso pode servir de aprendizado vivo, em troca de por exemplo elogios/aumento do ego e etc.

Lembrando que isso não é necessariamente calculado na hora que as pessoas interagem. Isso pode ser inconscientemente. Porém se você tiver um bom auto-conhecimento, saberá por que determinada pessoa te atraiu e o que ela te despertou e por que ela despertou isso em você. Só você examinar bem dentro do seu coração, suas intenções, suas metas de vida, seus valores enquanto pessoa etc.

Essa é a verdade que ninguém quer admitir. Por isso que muitas amizades simplesmente "somem" com o tempo, porque as bases pelas quais foram construídas foram quebradas, isto é, uma das duas partes ou conseguiu extrair ao máximo do que queria ou uma das partes está se sentindo desvalorizada (ou seja, está mais beneficiando o outro do que se favorecendo).

Você pode falar "Ah é tudo invenção da sua cabeça", é porque você não se deu conta disso, apenas "vive", não raciocina sobre o que faz. Hoje em dia eu consigo identificar com pouco tempo de conversa as reais intenções do outro, o porquê (ou não) de ela ter me atraído ou vice-versa, e consigo resolver tudo da forma mais rápida possível.

2 Respostas

Classificação
  • Há 2 meses
    Resposta favorita

Eu pensei que era o único a pensar assim.

Eu sempre pensei a mesma coisa, e quando eu percebia que com o tempo aquela amizade minha que eu tenho durantes anos deixou de me dar o apoio que eu tanto preciso eu simplesmente paro de ajudar e me afasto.

É inegável, não existe amizade sem interesse, isso é automático do ser humano, todos nós precisamos de um apoio emocional, ou ajuda com alguma coisa, assim como a outra pessoa precisa também.

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 2 meses

Concordo plenamente, pois cada coisa neste planeta tem seu preço ou sua troca, e com a internet e redes sociais é mais fácil se promover e "vender seu peixe" ou "puxar a brasa pra sua sardinha", e, inconscientemente, ou não, você fez isso, nessa "mini aula".

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.