promotion image of download ymail app
Promoted
Carlos perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 1 mês

Preciso de ajuda.?

Me sinto mal por não ter conseguido terminar meus estudos, hoje trabalho em uma área que eu nunca gostei. Perdi bons empregos e hoje sou muito angustiado, fico desanimado, depressivo, sou uma pessoa super animada mas não tenho conseguido ficar feliz. Não sei o que há comigo. As vezes me sinto um lixo. Tenho uma família maravilhosa, uma esposa linda e uma filha linda. Tenho medo de decepciona-las. Tenho 29 anos. Não sei mais o que fazer. Preciso de ajuda psicológica?

1 Resposta

Classificação
  • Poeta
    Lv 4
    Há 1 mês

Talvez. Mas dos vários motivos possíveis que explicam o desânimo sem causa biológica, muitos são decifráveis sem ajuda profissional,   com uma boa e profunda reflexão.  Tente perceber os gatilhos que causam os desânimos. Por exemplo, talvez você descubra que o ato de perceber a sua rotina como um todo por um perspectiva já acostumada, que prevê a monotonia, sempre te causa desânimo.  Quando encontrar (um ou vários), tente entender o porquê deles aumentarem o desânimo. Por exemplo, vc poderia sentir desânimo porque entende que a causa do seu tédio inicial é imutável, e simplesmente à aceita enquanto o tédio cresce para algo mais urgente. E depois pode propor uma solução para testar a sua hipótese : Se distanciar temporáriamente de um número de fatores da sua rotina : Filha, ou esposa, trabalho, percursos aos lugares (como ir trabalhar por outro caminho), lazer, etc. Se descobrir que ao variar, sei lá, 40% da rotina o seu desânimo sumiu, talvez, talvez a monotonia da rotina fosse a causa. Ou a causa só estaria contida na rotina ...

É comum fazer interpretações erradas para as causas dos sentimentos, então o que  vc disse sobre trabalhar em uma área que não gosta, talvez não seja o motivo certo.

Ir no psicólogo é útil se você não tiver tempo de fazer essas análises. Mas as acho bastante útil, para melhorar as suas decisões na vida. É como aquele conselho antigo, "Conhecer a si mesmo".

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.