Gyl
Lv 7
Gyl perguntou em Governo e PolíticaLei e Ética · Há 4 semanas

Se a corrupção começou com o PT, Por que a maioria dos nossos pais e irmãos mais velhos nunca conseguiram concluir um ensino superior?

2 Respostas

Classificação
  • Há 4 semanas
    Melhor resposta

    A corrupção começou com o ser humano e sua cobiça e não com um partido político específico. O Collor anteriormente havia se eleito justamente com a promessa de caçar corruptos(marajás) . Existem inúmeras acusações de corrupções antigas e novas contra vários partidos para não se dizer todos, do PSL ao MDB passando pelo PSDB.

    Veja, no caso do PSDB foi até lançado um livro a respeito.

    O próprio presidente Bolsonaro admitiu na Jovem Pan sendo entrevistado pelo Vila que até o seu partido recebeu dinheiro que não deveria receber.

    Veja as acusações contra os coroneis do PMDB antigo, contra o Maluf e etc, enfim, onde tem muito ser humano, tem corrupção.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 4 semanas

    O que tem uma coisa a ver com outra?

    Você está dizendo que o Prouni (que é uma iniciativa para a educação) torna justificável a corrupção sob a administração do PT, em outras áreas do governo?

    É isso?

    Primeiro, que a corrupção não começou com o PT.

    Quem pensa isso, desconhece a realidade. Você poderia ter apontado casos antigos, que atestam corrupção em governos anteriores, e aí fazer uma comparação.

    Mas expor como critério uma política pública não tem lógica nenhuma.

    Seria o mesmo que algum defensor do regime militar dizer: "se havia corrupção com os militares, como é que construíram Itaipu?"

    Não faz sentido.

    Até porque a corrupção se avolumou no Brasil, não porque o PT é mais desonesto, mas porque foram realizadas mais obras públicas, mais explorações de petróleo, mais contratos... e a corrupção aumentou na mesma proporção.

    Eu me formei, por acaso, durante a administração Lula.

    Fui o primeiro, do lado paterno, a ter um diploma. Não tive apoio do Prouni. O aumento das número de formados, com ou sem apoio público, cresceu na mesma proporção do aumento de vagas nas universidades e do surgimento de muitas novas faculdades, em sua maioria, particulares, que vendiam parte dessas vagas ao governo.

    É certo que, além dessas universidades, houve empresas que se beneficiaram muito com a educação, como editoras (veja o PNLD e seu imenso desperdício...) e a Positivo, uma marca que se firmou muito nesse período...

    Portanto, pode ter havido corrupção também nessa área (eu não afirmo nada); a população pobre se beneficiou, o governo se beneficiou, os interesses privados se beneficiaram. Todos se deram bem.

    Mas alguém pagou a conta, e a dívida interna triplicou e veio cobrar a conta, que hoje é perceptível no colapso da saúde pública, nas obras paralisadas e no índice do desempregado.

    Eu não acho que você fez uma boa comparação.

    Você simplesmente afirmou que, sendo benéfica a você de algum modo, a explosão de gastos públicos (e, com ela, a corrupção) é algo desejável, uma vez que quem pagará (pensa-se) não será você.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.