Anônimo
Anônimo perguntou em Sociedade e CulturaReligião e Espiritualidade · Há 4 semanas

Por que Lutero aceitou os 27 livros católicos do N.T. se não aceitava os 46 do A.T.?

Atualizada:

Por que Lutero continuou a usar o Novo Testamento Católico após a "Reforma Protestante"?

O protestantes aceitam a autoridade da Igreja Católica que definiu os 27 livros do Novo Testamento e não aceitam a autoridade dessa mesma Igreja quanto aos 46 livros do Antigo Testamento

11 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 4 semanas
    Melhor resposta

    A pergunta não foi sobre a canonicidade do A.T e sim sobre o fato de Lutero aceitar a autoridade da Igreja Católica para definir os livros do N.T. Como pode o protestantismo aceitar a definição do A.T. judaico (TaNaKh) e aceitar o canon Católico do N.T. sabendo que os Judeus rejeitaram Jesus?

    Os protestantes usam a versão da língua hebraica (TaNaKh) para o A.T. que não contém os livros deuterocanônicos que estão na Septuaginta, que é uma tradução mais antiga da Bíblia Hebraica para o Grego, daquela época.

    A Vulgata é a tradução da Septuaginta, do Grego para o Latim. Ambas contém os 7 livros deuterocanônicos retirados por Lutero ao formar a Bíblia protestante. Essa composição se manteve desde o início da Igreja Católica até as impressões de Gutemberg, que feitas anteriormente à deforma protestante. 

    A Septuaginta contém mais 5 livros considerados apócrifos pela Igreja Católica e pelas igrejas protestantes.

    Da mesma forma que os protestantes quiseram se diferenciar, os ortodoxos usaram esses 5 textos a mais que os católicos para criar sua religião.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Sam
    Lv 5
    Há 4 semanas

    Porque era o cânon palestino que Jesus seguia. Nesta cânon só constam os 39 livros da Bíblia Protestante..

  • Anônimo
    Há 4 semanas

    Lutero não tinha autoridade de Jesus Cristo para "reformar" a Igreja pois em momento nenhum do Novo Testamento existe um mandamento que um membro deve se descolar do corpo de Cristo e sair andando. Por orgulho Lutero quis ser melhor que todo Clero, Santos, teólogos, e Papa. O resultado é que agora quando uma igreja evangélica dá algum escândalo sai um dissidente que funda outra denominação.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 4 semanas

    Ele não aceitou, quis tirar um monte de livros dos quais hoje os próprios protestantes aceitam como inspirados. Ele tentou tirar hebreus, Judas, apocalipse  e Tiago, mas não conseguiu. Tais livros entraram em conflito com a doutrina protestante. 

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 4 semanas

    Porque não tem denominador comum.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 4 semanas

    Isso é decidido em concílios e resultado de 2000 anos de conferências com membros do corpo clerical, fruto de muitos estudos e debates teológicos.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 4 semanas

    Primeiro que isso que nos ensinam que Lutero retirou os livros da Septuaginta é mentira, os protestantes retiraram esses livros no século XVIII. E a Igreja Católica não tem autoridade nenhuma sobre a bíblia, apenas julgaram o óbvio, em uma época que ser católico ainda era motivo de orgulho. A questão é, a Septuaginta realmente é válida, e eu como protestante digo que foi um erro dos protestantes terem removido a septuaginta de suas bíblias, por isso utilizo a bíblia católica, a nova bíblia da cnbb, porém confio mais na bíblia vulgata original de São Jerônimo.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 4 semanas

    Quem foi lutero?

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 4 semanas

    Ele não aceitou os 7 livros deuterocanônicos. Ele aceitou os 39 livros da Tanakh.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 4 semanas

    Os protestantes aceitam definições de alguns concílios católicos.

    Até mesmo os testemunhas de Jeová aceitam o concílio de hipona,no qual os 27 livros do N.T foram escolhidos.

    "É preciso manter a fé,a esperança e sobretudo o amor"

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 4 semanas

    Olá Sr. Anônimo!

    Lamento informá-lo de que esta resposta somente poderá ser dada pelo próprio Martin Lutero, mas lamentavelmente ele já não está mais entre nós.

    Felicidades.

    Velho Riozinho.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.