promotion image of download ymail app
Promoted

Existe alguma inconsistência lógica e moral na doutrina da reencarnação?

Atualizada:

Deuso, eu não sou espírita. Eu falei sobre a reencarnação e não necessariamente sobre o mundo espiritual postulado pelas correntes espiritualistas como o próprio Espiritismo. Na próxima vez, releia o conteúdo do tópico antes de fazer qualquer comentário.

9 Respostas

Classificação
  • Sam
    Lv 5
    Há 2 meses
    Resposta favorita

Há muitas inconsistências. Vou citar 3 exemplos:

Uma inconsistência moral é o fato de que a reencarnação é anti-humanatária. O que eu quero dizer com isso é que se essa crença for levada às últimas consequências, nós não devemos ajudar alguém em dificuldades. Se fizermos isso, estaremos impedindo que essa pessoa resgate o seu carma e a estaremos forçando a voltar a este mundo de sofrimentos. Muitos reencarnacionistas orientais admitem isso.

Uma inconsistência lógica está no fato de que para alguém "evoluir", essa pessoa precisa ter as memórias de suas supostas vidas anteriores. Um certo teólogo afirmou que se as almas "foram enviadas a este mundo para praticar todas as ações deveriam lembrar-se daquelas que já fizeram para completar o que ainda falta e não ter que se envolver sempre nas mesmas experiências." Já se passaram séculos desde que essa afirmação foi feita e nenhuma refutação coerente e satisfatória foi formulada até hoje.

Outra inconsistência está no fato de que a reencarnação não faz sentido quando vemos os números relativos à população mundial atual e a população no passado. A maior parte das pessoas teria que nunca ter reencarnado. O crescimento demográfico nos leva a perguntar "de onde vieram todos esses espíritos?". A única resposta que eu já recebi de espíritas foi a de que esses espíritos vieram de outros planetas. A essa resposta é muito improvável e carece de qualquer evidência. A questão permanece.

• Hermes
    Lv 6
    Há 2 meses

Não, nenhuma. Se o homem tivesse apenas uma existência, nada justificaria a repartição dos bens da Terra, com alguns na fortuna e outros na miséria, com alguns nascendo com saúde e outros doentes, mas quando consideramos o conjunto das existências, vemos que tudo se equilibra com justiça.

A razão e o bom senso nos dizem que a reencarnação é a realidade, e assim os Espíritos superiores nos ensinam.

Obs: Informamos aos céticos que não querem crer na reencarnação (pois isso derrubaria os seus dogmas) que não é necessário se lembrar dos erros cometidos no passado. Uma mancha foi instalada no corpo espiritual e só o Espírito pode apagar. Como? Praticando o bem nesta ou nas próximas vidas, corrigindo nossos erros pelo amor. "O amor cobre uma multidão de pecados". A Misericórdia de Deus sempre nos dá uma nova oportunidade a avançar através da lei da reencarnação.

• Há 2 meses

Fácil resolver esse dilema.

Basta submeter a Doutrina da Reencarnação (Pluralidade das existências) e a Doutrina da Unicidade da Existência ao crivo da lógica e da justiça. Vale destacar que a Moral (Regra de bem proceder) esta implícita na Justiça

Sob o ponto de vista da lógica, uma unica existência é suficiente para o individuo aprender tudo q precisa? Lógico que não!

Sob o ponto de vista da justiça, é justo pagar eternamente por um crime cometido, considerando a hipótese q só se tem uma existência. Óbvio que não!

• ...Mostrar todos os comentários
    • Sam
      Lv 5
      Há 2 mesesDenunciar

Não existe nenhuma evidência de que qualquer cristão ou judeu tenha entendido esse texto como uma referência à reencarnação.

Eu te aconselho a ler direito os textos.

• Commenter avatarFaça login para comentar as respostas
  • Há 2 meses

Não há nada que sustente a doutrina da reencarnação. A única vida após a morte que existe, é a vida daqueles que serão arrebatados.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 2 meses

A inconsistência mais lógica é a própria existência de um espírito, porque "logicamente" espíritos não existem

Quanto a moral quais seriam as bases da moralidade ? Que moralidade ?

Se falamos da moralidade cristã, baseado no Deus cristão revelado nas Sagradas Escrituras o espiritismo é de todo imoral

Agora, se a moral é a dos "espíritos superiores" então não inconsistência alguma

• Há 2 meses

Reencarnação é uma ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos, segundo a qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto-aperfeiçoamento ou a anulação do carma.

• Há 2 meses

Sim. Várias. Por exemplo:

1) Dizem que a reencarnação é para, supostamente, a evolução do espírito. Mas como posso evoluir se não me lembro do que eu fiz nas vidas anteriores?

2) Dizem que pagamos os erros de uma reencarnação em outra. Mas se alguém tem de fazer algo de mal para que paguemos o que fizemos numa vida anterior, sempre e eternamente teremos que ter o mal, porque sempre vai existir quem terá de pagar o que fez numa vida anterior por sofrer o mal. Isso torna o mal algo necessário e eterno. É errado alguém ter de se complicar na próxima encarnação para que outra pessoa pague o que fez em encarnações anteriores.

3) Ainda sobre a suposta evolução do espírito. Toda vez que reencarnamos perdemos muitos anos de vida (em geral uns 20 anos) reaprendendo o que já tínhamos aprendido antes. Isso em 50 reencarnações dão 1000 anos gastos em reaprendizagens. Num processo que afirma ter por objetivo a evolução, isso é perder tempo demais para aprender coisas que serão esquecidas e precisarão ser reaprendidas na próxima encarnação. Um processo que afirma visar a evolução deveria usar o tempo de maneira mais útil.

Estes são três pontos que acredito estar entre os mais incoerentes.

• Há 2 meses

Se estamos em processo de evolução espiritual por que a maldade e o egoísmo estão aumentando em grandes proporções?

Qual a finalidade da reencarnação em um mundo decadente?

Onde está a lógica  em afirmar que estamos evoluindo?

Se um indivíduo está resgatando dívidas de uma existência anterior, enfrentando algumas dificuldades, a caridade tão exaltada pela doutrina espírita se torna imoral, pois atrapalha o processo de aprendizado e evolução do espírito que reencarnou nesta situação!

Falando em caridade, o dogma "fora da caridade não há salvação" é imoral!

Contraventores, traficantes e socialites fazem caridade aos montes, estariam eles em processo de evolução espiritual?

O que dizer de um individuo que não possui condições financeiras para fazer caridade?

Toda literatura espírita é recheada de apelos emocionais, principalmente quando a o assunto é a psicografia, contrariando claramente o conceito de fé raciocinada!

Existem outros tópicos para expor, mas estes que citei são os mais relevantes na minha opinião!

• Jesus
    Lv 7
    Há 2 meses

Na sua próxima reencarnação, caso exista, você não será você

Você não existirá

Mas se eu vim do Céu e agora eu estou na terra e não me lembro da nada, eu também não existo

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.