O certo é usar: para eu ou para mim?

5 Respostas

Classificação
  • Há 2 meses
    Melhor resposta

    Como disseram, depende do contexto.

    a) Para eu, você usa antes de verbos.

    Exemplo: 

    "Para eu fazer".

    "Mãe, me empresta dois reais para eu comprar pão?".

    b) Para mim, você pode usar em final de frase, por exemplo. 

    "Você pode pegar o copo para mim?"

     Agora não lembro de outras utilizações, mas é basicamente isso.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 2 meses

    Depende do contexto em que você o usa.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 3 semanas

    Eu achava que sabia; fui confirmar no Google e agora descobri que não sei...

    • Faça login para comentar as respostas
  • João
    Lv 6
    Há 2 meses

    se sujeito, para eu, pois é pronome reto; se objeto indireto, mim, porque é pronome oblíquo tônico.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 2 meses

    Para eu. Boa sorte.

    Fonte(s): 67 anos de vida, arquiteta e professora de arte.
    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.