Vocês usam o AdoroCinema e o Cinema em Cena? O que acham deles? Ainda os recomendam a alguém?

Minha amiga os acha muito superficiais, preferindo o Omelete.com.br!

3 Respostas

Classificação
  • Marco
    Lv 7
    Há 8 meses
    Resposta favorita

São abordagens diferentes. E isso é bastante saudável. Nunca devemos nos prender a apenas uma fonte jornalística para consulta e, principalmente, confiabilidade. Todo órgão jornalístico do mundo possui uma tendência na sua linha editorial. Se ficarmos apenas com um, vamos ser influenciados por essa tendência sem percebermos. É sempre bom confrontar várias tendências diferentes para que possamos fazer a nossa escolha de forma mais criteriosa, analisando todas que vimos e fazendo um apanhado geral para que formemos uma opinião particular com boa base de dados. Vou exemplificar.

Enquanto o Omelete tem uma abordagem mais jovem e mais descontraída, o Adoro Cinema já é mais sério e mais conciso. O IMDB, citado em outra resposta, é o mais completo site para consultas do mundo, mas não é o mais indicado para confiar em críticas e avaliações, uma vez que a grande maioria é feita por usuários não profissionais. Como não possuem formação jornalística, essas pessoas vão se deixar levar pelo gosto pessoal e escrever uma análise bem particular e tendenciosa com grande chance de existirem erros técnicos exatamente porque não são profissionais do ramo. Em minha opinião, o melhor site internacional jornalístico é o The Hollywood Reporter. Esse sim possui críticas muito boas e está sempre em dia com tudo o que acontece em cinema e TV. Sem contar que a turma de lá está em contato direto com todos os envolvidos nas indústrias do cinema e da TV.

Dizer que qualquer desses órgãos é superficial eu acho que é um grande exagero. Se fossem mesmo, não teriam tantas pessoas acompanhando todos os dias. São sites respeitáveis dentro de suas linhas editoriais e reconhecidos pelos profissionais dos ramos jornalístico e do entretenimento. Isso já basta para mostrar que não são superficiais. A conclusão é que se você tem várias fontes para consultar e ler, por que ficará somente com uma? Leia todas que puder e forme uma opinião muito mais completa.

Por fim, considerando somente críticas, nunca devemos esquecer que elas retratam a visão do profissional que as escreveu. Não é obrigatório concordar com elas, assim como também não é discordar. É somente um dado a mais entre tantos existentes. Atacar o crítico só porque ele não escreveu o que você quer é uma atitude mesquinha e errada. É querer impor a sua vontade sobre as demais pessoas. O crítico não fez isso. Apenas externou o que achou de determinado filme. Discorde se não estiver em acordo com ele, mas respeite o direito que ele tem de falar o que pensa da mesma forma como você também tem o mesmo direito. Se não o fizer, estará dando abertura para que outras pessoas também não respeitem as suas opiniões.

• Anônimo
    Há 8 meses

Já usei a alguns anos, mas abandonei exatamente por isso, serem superficiais e bobos demais, sem grande profissionalismo.

Eu também prefiro as matérias do Omelete.

E pra ver se filmes foram bem avaliados, só uso o IMDB, site onde qualquer pessoa pode entrar, dar uma nota de 0 a 10 e se desejar, escrever uma crítica. Algumas produções já receberam milhões de avaliações. É o maior site do mundo nesse aspecto!

• Anônimo
    Há 8 meses

Hoje é dia de farra, Sávião!

Receba.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.