Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaFísica · Há 8 meses

Duas forças de módulo igual a 1,0 N atuam sobre um corpo, formando entre si um ângulo de 90°. Qual é o módulo da resultante dessas forças?

a resposta deve ser √2 N pelo que eu entendi eu só tenho que fazer 1+1 mas o que eu quero saber é por que eu tenho que colocar √ em vez de apenas 2 N alem disso o que √ significa 

3 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 8 meses

Trata-se de um problema de soma de vetores perpendiculares.

Você pode ver as forças perpendiculares como os lados perpendiculares de um triângulo retângulo e a resultante das forças como a hipotenusa. Pelo teorema de Pitágoras:

|Fᵣ|² = |F₁|² + |F₂|²

|Fᵣ|² = 1² + 1²

|Fᵣ|² = 2

|Fᵣ| = √2 N

Onde √ é a raiz quadrada de um número. Exemplo, √4 = 2

Attachment image
    Fonte(s): Soma de vetores
  • Há 8 meses

Você entende que se uma força está para cima, a outra está para direita, por exemplo,formando um ângulo de 90º.

A fórmula da resultante formando ângulo de 90º é:

Fr =  √((Fx)²+(Fy)²) ou seja raiz quadrada da soma dos quadrados das forças.

Fr =  √(1²+1²)

Fr =  √2 N ===>  √ significa raiz quadrada.

Obs. se as duas forças fossem para o mesmo lado formando um ângulo de zero graus entre elas, aí sim, a força resultante seria a soma das duas.

A fórmula para duas forças de mesma direção e mesmo sentido é a soma simples das duas. No caso, duas forças para direita, por exemplo, (nem precisa falar, mas para ficar bem claro, com ângulo de 0º), fórmula:

Fr = Fa+Fb

Fr = 1+1

Fr = 2 N. Não é o caso do problema dado.

• Há 8 meses

d² = 1² + 1²

d² = 2

d = v2 N

=============== > v2 N

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.