Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 3 semanas

Complexo de inferioridade. Como acabar de vez com os pensamentos de se sentir inferior? ?

Eu tenho complexo de inferioridade e é uma *****. Eu sei que ninguém é inferior ou superior a ninguém, que somos todos iguais, mas eu não aguento mais me sentir assim, esse complexo provem especialmente da escola, e de outros fatores: vida social por exemplo- tem sempre alguém melhor que eu para dar conselhos, ser se amiga ou até namorar. Na escola, sinto-me um lixo, intelectualmente falando, quando os outros tiram melhores notas e eu não, ou quando os outros entendem da matéria e são participativos, e eu não... Eu sinto-me inútil pois não há nada, mas rigorosamente nada em que eu seja útil realmente. Penso que não sou merecedora de coisas boas ao contrário de todo o mundo, penso que mereço sim ser infeliz só porque sim. Pensamentos vazios e pessimistas, eu sei... HELP! 

8 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 3 semanas

Ja passei por isso, hoje não me sinto mais desse jeito, isso acontece por a gente ficar se comparando com os outros e isso faz a gente se sentir inferior, pare de buscar a sua completude nas outras pessoas !! Uma coisa que eu aprendi nessa vida é que você tem que esperar o pior dos outros e considerar todas as possibilidades, isso não é puro pessimismo e paranóia, é realidade, eu lembro que idolatrava as pessoas, não vale a pena , pessoas são pessoas, são egoístas socialmente falando, claro que isso não quer dizer que você tem que ver apenas o lado negativo das pessoas, mas como disse considerar tudo, porque a vida e o ser humano é imprevisivel e não se sabe oque se passa na cabeça de alguem, não sou psicólogo mas gostaria de te ajudar deixa contato no comentario de quiser conversar 

• AngelHá 2 semanasDenunciar

Não conssegui, o numero contem todos os detalhes ??

• João
    Lv 6
    Há 1 semana

Pq vc se sente inferior?

• Há 2 semanas

Pense no tipo de pessoa que você gostaria muito de ter por perto e trabalhe pra se tornar o mais próximo possível disso... se comparando menos que as outras pessoas (procure os defeitos daqueles q vc acha q são perfeitos)...

• Há 2 semanas

A vida é uma M.... mesmo!

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Kactha
    Lv 7
    Há 2 semanas

Só pensar  diferente  ... 

• Há 3 semanas

Posso estar enganado, mas não creio que existe complexo de inferioridade. Isso é mito e demagogia, só pra vender livros de "autoajuda". É um complexo de superioridade disfarçado, mesmo inconscientemente. Ninguém se conforma e se aceita como inferior. Falácia. Acreditar na tal inferioridade subjetiva é tão absurdo quanto crer em lobisomem e vampiro. Prova disso é que vc se não se conforma que os outros tirem notas melhores, que namorem e vc não, que saibam dar conselhos e vc não, que entendem das matérias e vc não...

Vc se acha superior a todos, mas não aceita que te superem. Já deveria estar acostumada c/ isso, a não ser que doravante faça sua parte pra tentar alguma vitória. Não por causa dos outros ou para ser melhor que eles, mas por vc mesma.

Comparação só é positiva, quando se usa o exemplo alheio de virtude, sucesso e vitória, como motivação para dar a volta por cima, não pra competir e tentar superar as pessoas em questão, mesmo que de firma limpa e legítima.

• Há 3 semanas

,,,,,,,,,,,,,,,,

• Homem
    Lv 6
    Há 3 semanas

Se vc começar a enxergar a realidade,vai ver como as coisas são: Muita gente ou a maioria pode estar pior que vc,no sentido de infeliz,problemas,etc.Muitas pessoas são lascadas,em todos os sentindos e vc está jovem e muita coisa ainda para fazer e aprender,então acredito que muitas dessas pessoas podem ateh ter inveja de vc e sua situação,embora não saibam de seus problemas.Bem fica a reflexão.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.