Anônimo
Anônimo perguntou em Governo e PolíticaPolítica · Há 1 mês

Quais os fins que um ditador pode ter no fim de uma ditadura?

Por que uns são mortos?

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 mês
    Melhor resposta

    Pelo mesmo motivo que os governantes dos próprios estados democráticos alongam indefinidamente suas pretensões políticas, até chegarem a uma derrota indiscutível.

    Aí se aposentam.

    Foi assim com Churchill, De Gaulle, Kohl ou Berlusconi. Todos poderiam ter terminado antes, mas foram bem além das limitações da idade e da própria capacidade de liderança.

    O próprio Lula está fora do poder, mas o PT não tem como dispensá-lo. Aposentar-se "no auge" (como os atletas) é um privilégio que não pertence aos políticos. Como dizia Bismarck, toda carreira política termina com uma derrota.

    Ou com a morte.

    O problema com os ditadores é que eles, em geral, não passam por testes com o eleitorado. Dali, quase sempre é até a morte ou ser deposto.

    Em cada governo há uma imensa quantidade de auxiliares, burocratas e apoiadores que realmente dependem de que o governante (democrático ou ditatorial) alongue ao máximo sua permanência, porque na queda deles serão apeados do conforto do poder.

    Eu lembro que na República Dominicana havia um presidente que foi eleito para mais um mandato quando estava muito idoso e até cego. Ele nem queria governar mais.

    Mas os seus auxiliares insistiam, ou porque era um mandatário muito popular ou porque sua desistência ia dividir os apoiadores.

  • Anônimo
    Há 1 mês

    Porque esses cometem crimes bárbaros contra a humanidade

  • Há 1 mês

    A morte pode ser um fim para todo ditador, quando ele não suicida, ele é morto por alguém.

  • Há 4 semanas

    Lula é ditador e foi preso

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.