Sam
Lv 5

Os espíritas baseiam suas crenças nos ensinos dos "espíritos superiores", mas será que criaturas confiáveis ensinariam aquilo?

Entre os ensinos dos supostos "espíritos" há um ensino de que negros são inferiores, não há luas em Marte, cometas são totalmente gasosos e inofensivos, há vidas em todos os globos (inclusive no Sol), existe o "magnetismo animal" (embora a ciência já tenha descartado essa besteira há mais de um século), os judeus da época de Jesus acreditavam em reencarnação, a órbita dos astros é circular, entre outras teses inconcebíveis.

Por que vocês, espíritas, não se preocupam em explicar esses absurdos ao invés de tentar denunciar o suposto "dogmatismo" dos cristãos*?

*Católicos e evangélicos, obviamente, pois espíritas não são cristãos!

7 Respostas

Classificação
  • Há 4 semanas
    Melhor resposta

    E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

    O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

    João 14:16,17

    O Espiritismo chega ao cúmulo de se auto-declarar a terceira revelação, ou seja, seria a doutrina espírita o Consolador prometido por Jesus

    Mas note, O Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos no pentecoste, início da era da Igreja. E sobre todos os que creêm, no batismo

    "...para que fique convosco para sempre...". Essa promessa não poderia ser cumprida séculos depois com a criação do espiritismo

    "...porque habita convosco, e estará em vós...". Note, o Espírito Santo é UNO, não vários espíritos. E habita no crente, não é algo externo ao homem e sim interno, no homem. 

    Poderíamos apontar inúmeras outras falhas nessa doutrina, mas não adianta

    Nós, cristão, temos nas Sagradas Escrituras nossa fonte de fé. Para nós ela é a Palavra de Deus

    Para os espíritas não, então não adianta provar para eles usando as Sagradas Escrituras, pois para eles estas provas não servem

    Sagradas Escrituras como Palavra de Deus é dogma de fé. E dogmas, a pessoa acredita, ou não.

    Por isso "...o mundo não pode receber". Não pode porque não quer 

  • Há 4 semanas

    Os católicos e evangélicos baseiam em quê a sua crença? Num livro que diz que uma cobra fala, que uma jumenta fala, que apesar da ciência, aquela mesma que você afirmou que descartou o magnetismo animal, já tenha provado (veja os fósseis), que os seres vivos tem mais de 6000 anos,acreditam em Adão e Eva, não acreditam em reencarnação, embora Jesus tenha sido bem claro e taxativo sobre o nascer de novo, que no livro de Oseias  (sim, aquele mesmo que disse – no capítulo 13 de seu livro – que o bom Javé mandara rasgar barrigas de mulheres grávidas e esmagar criancinhas), e tem muito mais. me diga: qual crença é a pior?

  • Anônimo
    Há 3 semanas

    Eles acreditam nos espíritos superiores pela mesma razão que você acredita que a bíblia é a palavra de um deus.

  • Há 3 semanas

    No Livro dos Espíritos encontramos apenas duas de suas afirmativas, mas que são, na realidade, afirmativas de incompreensão: 

    1 - Os Espíritos não dizem que negros são inferiores, dizem que há raças mais atrasadas que outras. Mas dizem 'raça' no sentido de povos, porque era essa a linguagem da época e assim eles se referiram. Eles dizem também que, o papel dos povos mais esclarecidos era lhes dar a mão para se levantarem, e não oprimí-los e destruí-los. Do mesmo modo que os romanos fizeram com os bárbaros europeus, os europeus deveriam ter feito com os negros. Mas, fizeram até o contrário, e negaram o direito dos negros se desenvolverem, por muio tempo.

    2 - Há vida no Sol, há vida espiritual: os Espíritos dizem que no Sol se reúnem Espíritos superiores, então, eles estão vivos na luz da vida eterna.

    O Espiritismo também é cristão, e os dogmas de Cristo são os dogmas do Espiritismo. Como eu já disse em outra resposta, os Espíritos superiores responderam de modo incompleto para que os homens possam assimilá-los melhor ao se esforçarem por compreendê-los melhor, e cada idéia é melhor compreendida e mais bem aceita, em seu devido tempo, quando os homens estão preparados para assimilá-las.

    • Richard Lee
      Lv 6
      Há 3 semanasDenunciar

      Cidadão, você é o rei da dissimulação! Vida no Sol???, reunião de espíritos superiores no Sol??? KKKKKKKKKKKKK! Desculpe mas o senhor é bastante engraçado!

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 3 semanas

    Ola Sam!

    Já foram debatidos aqui, quase que exaustivamente, os diversos pontos elencados em teu questionamento. Igualmente, também foram discutidos inúmeros temas inerentes a outros credos. Repisar tais conteúdos é, sem proveito algum, fazer girar a roda "ad perpetuam" .

    Salta-me aos olhos o fato de que nenhuma conversão religiosa tenha acontecido, mesmo após a ocorrência de tantos debates acalorados e apinhados de informações onde se expõe  pontos frágeis e negativos desta ou daquela doutrina.

    Depreende-se do exposto que ninguém consegue converter alguém que se crê plenamente convicto de suas ideias. Assim sendo, só nos resta por em pratica o "EXAMINAI TODAS AS COISAS" para que em seguida possamos reter aquilo que é bom e deixar de lado aquilo que não nos faz bem.

    Em matéria de Doutrina Religiosa, apos exames e reflexões, não foi difícil para mim constatar erros e acertos em todas elas. Sendo que os erros sempre estiveram e estão presentes onde homem mete a mão. È neste ponto que precisamos ser cuidadosos para aplicar com maestria a peneira do bom senso e da razão. 

    E neste aspecto, em particular, o Espiritismo tem sido para mim, até o momento, a doutrina em que a RAZÃO tem se mostrado com mais BOM SENSO que as demais.

    Muita paz e muita luz p vc e seus familiares!

  • Há 4 semanas

    Olá

    Há mesmo alguns erros crassos inseridos no corpo doutrinário das obras básicas.

    O difícil para mim não é enxergá-los, mas sim compreender porquê os Espíritos Superiores deixaram que permanecessem.

    Esses Espíritos que nos revelaram e demonstraram fatos majestosos teriam como revisar alguns pontos polêmicos, contudo, permitiram que ficassem.

    A única explicação plausível que encontro é a de que não queriam uma perfeição absoluta para a filosofia espírita, por pura piedade de uma DENSA MAIORIA ainda incapacitada de compreender aqueles postulados.

    Você, meu caro Sam, é um sujeito inteligente e de certo modo até de mente aberta, e tem enorme dificuldade de compreender que seja verdade o que a Doutrina Espírita propaga.

    Embora você reconheça um certo sentido e uma certa lógica no encadeamento das ideias espíritas, mas é uma conta que não fecha na sua mente.

    É para pessoas como você  que os Espíritos Superiores permitiram que suscitassem dúvidas para não pirar o cabeção.

    Há tantos pontos incontestáveis, belíssimos e claros na Codificação Espírita, mas os céticos, religiosos e ateus, se concentram apenas naqueles controversos.

    Quanto ao fato de você julgar que o Espiritismo não é cristão é mais uma demonstração de limitação de sua parte.

    Não há na História Religiosa nenhum requisito para o indivíduo ser declarado cristão.

    As igrejas particulares, vale dizer, criadas por seguidores do Cristo é que com seus estatutos delimitam e nomeiam seus participantes, daí temos católicos, evangélicos: batista, adventista, metodista, MACEDISTA, WALDEMIRISTA  etc.

  • Há 4 semanas

    por isso que eu acredito em Adão e Eva.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.