Se Deus onisciente, onipresente e onipotente criou todas as coisas, ele deve ser responsabilizado pelos bens e males advindos destas ações ?

Faço esta pergunta pois, se Deus sabia o que iria ocorrer por que criou tudo?

24 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 1 mês

Os desígnios de Deus são impenetráveis; era essa resposta que o padre me dava

quando eu fazia perguntas como a sua. Mas eu sou teimosa, lidei até encontrar 

uma explicação plausível do por que de nascermos neste mundo e depois morrermos. Bem, até que eu entendo, Deus nos criou, deu-nos vida e alma.

Mas quis dar mais além, e deu nos a liberdade de optar fazer nossas escolhas

porque só assim seremos livres, inteiros, realizados, sábios e santos. Tipo, algo tem valor se for autêntico, próprio, original. Por isso Deus não nos poupou de errar para aprender o valor que temos de criaturas criadas à sua imagem e semelhança. Mas Deus nos revela através da nossa consciência o que destrói nossa natureza, essência criada para o bem, amor, harmonia. E a responsabilidade sobre nosso

destino está em nossas mãos. Paraíso, felicidade plena e eterna, ou trevas, inferno

longe da presença de Deus que é a fonte da vida e luz.

• Há 1 mês

Deus é o bem, e pelo bem ele constrói todas as coisas. Deu a cada um nós o livre-arbítrio, a inteligência para fazermos o que quisermos. O mal está no homem, não em Deus, que é criador e quer que tudo cresça e prospere. Deus só nos proporciona o bem, o homem que por sua rebeldia e falta de esforço em perseverar no bem, que cria para si, e para os outros, seu próprio sofrimento. 

• Há 1 mês

O amor só existe onde existe liberdade

• Anônimo
    Há 4 semanas

Ele nos deu o livre arbítrio, para que possamos evoluir e aperfeiçoar-nos, e o respeita. Além disso, nos deu um guia importante, como um roteiro para que possamos viver bem na Terra, que são os 10 Mandamentos, as mensagens dos profetas, e os ensinamentos de Jesus. E se com tudo isso teimamos em fazer coisas ruins, a culpa não é Dele. Quem não aprende pelo amor, aprende pela dor.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 mês

NÃO QUANDO DEU A CADA UM A SUA INDIVIDUALIDADE, PERSONALIDADE E RESPONSABILIDADE PELOS SEUS ATOS

• Anônimo
    Há 1 mês

A ideia de deus, é totalmente absurda!O tonto do religioso, inventa a divindade, CHEIA de superpoderes até não caber mais.São tantos poderes, que eles ficam " brigando" uns com os outros:Ou a tal divindade sabe tudo e não existe livre arbítrio, ou não possui onisciência.Epicuro mostrou a tolice dessa ideia, há muitos séculos.

• leal
    Lv 7
    Há 1 mês

Olá, Italo!

Trata-se de uma pergunta genial, que nos leva a indagar acerca da própria maturidade religiosa. No "todo magnético" os eventos e as ações, influenciam-se. Sendo "bem" e "mal" interpretações de "cartilhas" de valores e juízos individuais.

Logo, a Divindade está acima do que acontece em nosso mundo e cabe a cada um cuidar dele construtivamente.

Um grande abraço.

• Há 1 mês

Certamente que sim!

• Há 1 mês

Ola Italo!

Acho válido e oportuno teus questionamentos. 

Eu seria um tremendo de um hipócrita se dissesse que nunca pensei assim. Aliás, houve momento em que me revoltei contra Deus. Eu me achava tremendamente injustiçado. 

O tempo passou e hoje me sinto mais resignado e disposto graças ao conhecimento obtido com a Doutrina Espirita. 

Deus fez tudo certo, perfeito e sempre pensando no nosso melhor. Disso não tenho mais a menor sombra de duvida. 

O problema consiste em nós compreendermos o porque de estarmos aqui, em um mundo como este?

Paz e luz! 

• Há 1 mês

Eu acredito que as coisas acontecem tanto por coincidência como por conta do destino, então... Se deus criou tudo ele já sabia os futuros benefícios e malefícios da criação porém... Sabia e ainda sabe também o que há de ocorrer.

Sendo assim, segundo meu raciocínio filosófico, Deus criou para que o ser humano aprendesse e evoluísse sendo o responsável por essa criação (a terra por exemplo), então acho que a natureza está em nossa responsabilidade e não em responsabilidade de Deus. Pois ele nos deu a responsabilidade de cuidar da natureza e essa responsabilidade vai nos ajudar á evoluir... Somos os responsáveis por nosso próprio destino.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.