Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 2 semanas

Tenho medo do meu futuro e não sei mais o que fazer...?

Tenho 17 anos, reprovei de ano 3 vezes na escola e isso por si só já me deixou muito depressivo vários momentos. Fico imaginando todos que eu conhecia que já foram pro ensino médio e eu aqui, o mais velho e nem por ser mais velho faz eu ter mais respeito pelos outros ou algo assim, até pq sou bem tímido e não falo com ninguém. Não me vejo conseguindo um emprego bom, além de ter lembranças do passado que eu poderia ser diferente, mas não consigo mudar isso, pq não é simplesmente chegar na escola, deixar a timidez de lado, ter menos respeito do que eu tenho se fosse socializar com todos pq aí eles saberiam que eu realmente sou. Eu chego em casa e sempre penso nisso, que no futuro eu me arrependa de coisas agora, mas não consigo simplesmente mudar tudo isso de uma hora pra outra. Não sei o que fazer mais

4 Respostas

Classificação
  • Há 1 semana

Esqueça a escola que você conhece, este tempo já passou. Além disso, não se sabe ainda qual a real razão dos 3 anos repetidos. Se bem que é possível que o problema seja exatamente seu estado mental em relação aos seus problemas sociais. 

Apenas foque nos estudos, e se sente que não consiguirá passar na escola, tente apenas conseguir o certificado de ensino pelo ENCCEJA. O ENCCEJA é basicamente um prova em que você tem seu nivel de conhecimento e estudos avaliados, se conseguir acertar uma certa quantidade de questões, você consegue o certificado para o Ens.Fundamental ou Médio. Pesquise mais sobre se sente interesse.

• Anônimo
    Há 2 semanas

Não está perdido jovem. Até os 21 anos você tem salvação. Mas a partir dos 22 em diante você tá sozinho mesmo (e não tem salvação).

• Há 2 semanas

Relaxa, aceite-se como você é e procure ajuda para os estudos, de preferência alguém na casa dos 20 anos ou dos 30 no máximo para ser seu explicador

• Anônimo
    Há 2 semanas

Tenta focar no agora.. estuda, faça amizades.. o q passou já era, não tem como refazer.. se o futuro te preocupa, pense menos nele, viva hoje.. se possível faça um curso profissionalizante ou técnico, tente estar com a mente sempre ocupada com coisas q vc goste.. abç

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.