Larissa perguntou em Ciências SociaisPsicologia · Há 1 semana

Será que é depressão?

Me chamo Larissa, tenho 21 anos e ultimamente eu não venho me sentido bem. Sou casada, faço faculdade, meu relacionamento é tranquilo e me sinto feliz apenas em alguns momentos e depois.sempre volto para o meu vazio. Não me sinto confiante comigo mesma. Queria ter alguém para conversar tudo que me deixa assim até tentei falar para meu esposo mas isso é muito difícil tenho medo de dizer. Já falei pra ele q ultimamente não me sinto bem e não sei o porquê mas ele nem falou nada. Me sinto como se eu fosse um nada e que a vida n tivesse sentido para mim pq não consigo fazer amizades, nem me encaixar em nenhum emprego. Isso.me.deixa muito chateada preciso de ajuda 😥 aqui onde eu moro é horrível conseguir um psicólogo PELO SUS preciso de alguém pra conversar 

8 Respostas

Classificação
  • Kactha
    Lv 7
    Há 1 semana
    Melhor resposta

    Oi Larissa.

     Com muito carinho li o teu relato e de  tenho uma opinião formada no teu assunto. Pude perceber muitos pontos que em muitas pessoas vai de encontro para deixa-las bem  com estima alta como: Casamento, faculdade, enfim esses pontos são enriquecedores  e muitas pessoas não conseguem conclui-los. Nota-se que hora tu sentes feliz e  um vazio tais essas duas coisas não são compatíveis. E  porque abordo essa incompatibilidade porque os dois juntos não tem afinidade,( vazio  confiante; Há de ter uma  escolha ou um ou outro: Não tem como uma pessoa ser confiante e na mesma ciência de pensamento ter o vazio. 

        Aos ( vinte e um anos de idade), já uma mulher com o conhecimento antecipado de uma vivência comparada a uma idade mais além, realmente é de uma potência muita densa, inclusive rimou devido o teu interior estar já demostrando limitações. Larissa  vejo que tu tem muita vontade de que teu esposo venha  lhe dar atenção porque tu solidão é muita , e precisa de mais carinho até pra que tu possas ficar com a alma mais leve e isso não esta acontecendo devido o teu medo de falar e  não ser entendido como deveria ser. E onde está esta  felicidade que tu diz uma vez que tens medo de falar com a pessoa que  está  contigo? Tu quer um ombro nem muito de marido e sim de amigo, pois no casamento tem parceria de amor, sexo e amizade. 

          Então tu diz: "consigo fazer amizades, nem me encaixar em nenhum emprego". Não é pra menos, pois se dentro de casa já já uma dificuldade de  diálogo , é presencial que  tu tenhas mesmo o medo de fazes amigos, pensando que irão fazer contigo a mesma coisa, isso  dá pânico mesmo, e esta faze que esta passando,  não passa de uma faze esporádica, mas vale lembrar  também que os neurologista são para para resolver estes casos , uma vez que na  tua cidade não tem especialistas, converse com a tua família , não se omite , pois eles poderão serem importantes para tua melhora também, mas ainda acho que necessita começar a resolver esta situação; tentando mostrar para teu companheiro que tu precisa dele neste momento em tua vida, porque o amanhã pode ser ele a precisar de ti... casamento é uma aliança conjugal. tal o significa é um Elo que liga um ao outro, nas alegrias e nas tristezas também, porque se for assim; não justifica casar, então  melhor que fique dentro de casa com os pais, pois eles  são amor, atenção , carinho, e são amigos eternos. 

     

    • E isso me atormenta todos os dias me fazendo ficar pensando em vários problemas da minha cabeça e ocasiões. Esta fase está sendo muito difícil e estou guardando para mim mesma e só consigo desabafar assim em anônimo e isso me fez me sentir bem melhor.

  • Ukyo
    Lv 6
    Há 1 semana

    Eu sei como é isso. Nem sempre a pessoa mais próxima de nós é a pessoa com a qual nos sentimos mais confortáveis para conversar.

    Não querendo minimizar o seu problema, mas você não deveria procurar preencher o seu vazio com relacionamentos porque os relacionamentos nem sempre são para sempre. Se a sua felicidade depender de uma pessoa, o que será de você caso essa pessoa vá embora? Sim, você deve procurar resolver esse seu problema de relacionamento, mas também deve buscar prazer em algo que não dependa de outras pessoas. 

    • Ukyo
      Lv 6
      Há 7 diasDenunciar

      Pela maneira que você fala, dá a entender que o seu marido não te dá a atenção que deveria. Você poderia chamar ele para sair par algum lugar, se ele não tem tomado iniciativa.

  • Anônimo
    Há 1 semana

    Estou passando pelo mesmo problema,porém tenho 15 anos e eu também queria saber o que é que está acontecendo comigo.Não vejo sentido em nada,tenho pensamentos negativos,as vezes to feliz e as vezes não.Mas eu não contei a ninguém e não vou contar.Prefiro guardar para mim,a final pessoas que passam pela depressão tem muitas dificuldades de contar a alguém.Sobre conversar se vc quiser existem grupos de pessoas que passam por isso.

  • Há 1 semana

    Sim, parece ser depressão, quando se agravar virá os pensamentos suicidas. Procure pensar positivo, fazer coisas que goste. E dê um jeito de arrumar um psicólogo ou até mesmo um psiquiatra, pois ele poderá receitar remédios.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 1 semana

    Talvez você tenha casado cedo demais, talvez você sinta falta de viver coisas que aos 21 anos não está vivendo. Na minha opinião ninguém se deveria casar antes dos 28 anos

  • Há 1 semana

    As vezes quando as coisas não estão parecendo dar certo, sentimos essa sensação de vazio, eu também sinto essa sensação, antes dos meu 16 anos de idade eu sempre tive vários amigos ao meu redor, bom.. pelo menos eu pensava que eram meus amigos, com o passar dos tempos.. fui percebendo muitos deles se afastando e foram sobrando poucos, que hoje dia são tudo pra mim.. de certa forma eu sei o porque do seu esposo não ter falado nada, acho que ele teve medo de agravar a situação, ou pelo simples fato de não saber o que dizer, mas enfim, tente fazer algo pra se distrair, pra tirar um pouco desses pensamentos da sua cabeça, se tiver se sentindo estressada, tente fazer respiração diafragmática, isso me ajuda no meu dia a dia ( pesquisa pra saber o método correto ). fique bem <3

  • Há 1 semana

    Se precisa tanto de alguém pra conversar, tente fazer sua parte,procurando se abrir mais com as pessoas , se cercando de pessoas de sua confiança,fazendo amizades mais facilmente...creio que talvez tenha alguma dificuldade isso...Vc mesmo afirma que anda tudo em paz, com seu companheiro, com os estudos, então de valor a isso,ou procure dentro de vc o motivo para tanta insatisfação...não estará seu relacionamento tranquilo demais  pro seu gosto? nos estudos está fazendo o que escolheu e gosta?Vc é tão jovem ainda,pode mudar as pedras do seu "tabuleiro" caso não ande conseguindo vitórias nesse jogo..deu pra entender? te desejo boa sorte

  • Há 1 semana

    Pode ser que você e o anônimo, estejam em início de depressão. O meu conselho é que procurem ajuda, porque infelizmente, esse tipo de problema não se resolve sozinho. A gente até pensa: "ah, uma hora isso passa", mas a verdade é que não passa, na real, tende a piorar. Se não houver psicólogo ou psiquiatra no SUS, tente ir em um particular. Pode ser difícil, mas tente.

    E bom, conversar sobre essas coisas com uma pessoa de confiança, que você ama e que te ama, faz muito bem. Tira um peso das costas.

    Eu desejo boa sorte para você e o anônimo.

    Abraços e se cuidem.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.