Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaMatemática · Há 4 semanas

Sequência numérica.?

Existe uma sequência a1, a2, a3,..., an,...é de tal maneira que an= an-1 + an -2 /2 para todo n>=3. Se a3= 4 e a5 = 20, qual o valor de a6?

A) 12

B) 16

C) 20

D) 24

E) 28

2 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 4 semanas
    Melhor resposta

    Assumindo que é:

    aₙ = (aₙ₋₁ + aₙ₋₂) / 2

    Primeiro temos que encontrar a₄:

    a₅ = (a₄ + a₃) / 2

    20 = (a₄ + 4) / 2

    a₄ + 4 = 40

    a₄ = 36

    Assim, o valor de a₆ é:

    a₆ = (a₅ + a₄) / 2

    a₆ = (20 + 36) / 2

    a₆ = 56/2

    a₆ = 28

  • Há 4 semanas

    Se eu não me engano, a resposta correta é 73

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.