Sam
Lv 5

Espíritas, apresento duas possibilidades para explicar os erros presentes na codificação. Qual delas faz mais sentido?

Todos nós aqui do Y!R Religião e Espiritualidade já estamos cansados de saber que a codificação espírita traz erros grotescos (racismo, existência do magnetismo animal, inexistência de luas em Marte, todos os globos são habitados, etc), porém a questão é como explicar a presença desses erros em livros supostamente baseados no conhecimento de espíritos superiores.

Eu pensei e só vejo duas possibilidades:

• Esses espíritos são mentirosos, sendo, portanto, moralmente inferiores;

• Esses espíritos nunca existiram, de modo que a codificação foi escrita baseada apenas nos conhecimentos e valores do próprio Kardec e de seus contemporâneos.

Eu prefiro a segunda possibilidade.

Você imagina alguma outra?

10 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 4 semanas

Por causas desses erros na codificação e diversas fraudes expostas.

Acredito que o espiritismo não merece nenhum credito.

• Richard Lee
      Lv 6
      Há 4 semanasDenunciar

KKKKKKK! Adoro ver esse umbandista se afogando no próprio ódio! KKKKKKKKKKK!

• Há 4 semanas

A primeira até que faz sentido, mas fico com a segunda. 

• Anônimo
    Há 4 semanas

Não entendo ... dizem que são educados, lá na frente Blasfêmam contra Deus , dizem que Deus existe, lá na frente se faz de ateu, acreditam em espíritos , lá na frente diz que não acredita. Eu fico confuso . Da entender que são hipocritas.

• Águia
    Lv 7
    Há 4 semanas

Eu acredito na primeira opção. Para uma pessoa se dar o trabalho de escrever livros repletos de mentiras ,distorções e idéias torpes, a mando de supostos espíritos de luz, é porque algo está muito errado.

E vide o proceder de alguns nesse fórum, agem com hostilidade e represálias quando suas mentiras são desconstruídas.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 4 semanas

Foram os zombeteiros que trolaram Kardec.

• Há 4 semanas

Eu sou cético, sou da segunda posição, apesar de não ter absolutamente nada contra quem siga a doutrina

• Richard Lee
      Lv 6
      Há 4 semanasDenunciar

Apreciem: ``Thobister`` concordando com Avatar (Daniel Vinhas). Para concordar com um sujeito de tão baixo nível, ou é pior que ele ou, o mais certo, é o próprio.

• Há 4 semanas

Podem ser várias coisas,que eu não quero entrar no mérito aqui por respeito aos irmãos espíritas.Mas acredito que pode ser qualquer coisa menos do que mediunidade verdadeiramente.Nem a Tradição Católica,nem a Bíblia e nem o Magistério da Igreja(Papa reunido aos bispos) inspirado pelo Espírito Santo nunca aprovaram o espiritismo.

• XAVECOHá 4 semanasDenunciar

Meu filho adotivo, Avatar, cooptado da Umbanda para fazer o trabalho sujo para os kardecistas, apagou seus comentários. Mas não foi por covardia não. Ele ficou com vergonha da surra que levou de vocês. Tadinho, tentem compreendê-lo: Ele é apenas um receptáculo para os nossos demônios trabalharem.

• Hermes
    Lv 6
    Há 4 semanas

Sam, para ser sincero, existe erro na Codificação sim. Mas é que, por mais que o codificador do Espiritismo já tivesse avançado em conquistas intelectuais e morais, ele ainda não era (e ainda não é) um Espírito perfeito. Kardec, como a maior parte dos franceses de sua época, também achava que tinha uma cultura superior. Por exemplo, Kardec se refere aos povos primários como "selvagens" e um antropólogo hoje acho que não diria assim, principalmente depois das atrocidades que as ditas "civilizações avançadas" da Europa cometeram nas duas grandes guerras mundiais. 

Ninguém quer criar o dogma da infalibilidade de Kardec.

Mas os erros não impedem que Kardec tenha trazido a nós grandes verdades. E toda verdade é um fato, e como tal intocável. Assim são as Intocáveis Verdades Espíritas. Se a Codificação não é perfeita, os postulados espíritas são perfeitos.

A Codificação foi inspirada por Espíritos superiores, mas trazida ao mundo por médiuns ainda imperfeitos. É claro, que quando um Espírito superior tenta passar a um médium uma ideia que este desconhece (e que pode ainda contrariar seus conhecimentos e cultura) fica mais difícil. Tudo isso fez os Espíritos superiores respeitar os limites e a cultura da época de Kardec, deixando passar ideias que não estavam ensinando e o consequente erro na Codificação. 

É por isso também que os ensinos têm que ser passados de maneira gradual, bem como ser respeitado o tempo de assimilação das coletividades.

• Tibulace
      Lv 7
      Há 4 semanasDenunciar

Quando eu leio algo assim, lembro-me imediatamente, daquela ótima fábula, A Roupa Nova do Rei.Um conto,  que me parece muito apropriado,como comentário à sua resposta.

• Há 4 semanas

Olá

Colo aqui os comentários feitos em sua resposta, visto que são pertinentes a esta pergunta.

Sam não tem como discordar de você sobre alguns poucos pontos polêmicos.

Mas, Sam, também fico sempre me perguntando se não houvesse nenhuma mácula, nenhum mínimo equívoco se quer no Espiritismo, como você faria agora diante da perfeição?

Você se curvaria à realidade ou fugiria assustado diante do atroz fato inquestionável?

É provável que os Espíritos Superiores, compreendendo que muitas pessoas não estariam preparadas para uma mudança radical de paradigma, acharam por bem permitir alguns pontos polêmicos para que elas pudessem se justificar diante de suas limitações.

Para tudo há uma explicação, e considerando o conjunto da obra, não justifica aqueles equívocos, salvo pelas razões que expus acima.

Tanto é razoável minha colocações que você só se prende nessas partes polêmicas deixando de ver o conjunto e perdendo a oportunidade de expandir o entendimento

O fato é que sua mente não consegue se expandir...

• XAVECOHá 4 semanasDenunciar

Que discurso açucarado! Incrível, mas você fez o nosso mestre capenga Kardec parecer muito, mais muito superior ao Filho do Altíssimo! Continue assim, filho. Muito bom! Acho uma injustiça você ainda não estar escrevendo no Jornal Globo ou na Folha de São Paulo. Injustiça! Paz e Luz.

• Há 4 semanas

Não enche o saco

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.