Qual o sentido do sofrimento?

Já vi tantas respostas. Deus deu o livre arbítrio, tudo é acaso, deus quis assim, o sofrimento só existe porque acreditamos nele...

Mas nenhuma dessas respostas acima foi satisfatória...

Estou perguntando isso no Yahoo na esperança de alguma alma iluminada finalmente me dar uma boa resposta que traga paz para minha alma.

29 Respostas

Classificação
  • soueu
    Lv 7
    Há 5 meses

É um esforço inútil procurar sentido nas coisas da vida, elas simplesmente acontecem aleatoriamente.

• Faça login para comentar as respostas
  • Há 5 meses

Pois é, amigo.

Deixo aqui minha resposta, pois quero acompanhar o tópico.

Por que o sofrimento é visto como algo feito pelo diabo, e as boas obras feitas por deus?

Por que deus tem de ser sempre o bonzinho, mas não se responsabiliza pelos seus atos -- sejam eles bons ou ruins --?

Já que se ele criou a terra e deu o livre arbítrio, deveria, ao menos, se responsabilizar por tudo que ocorre, não achas?

• Há 5 meses

Todos nós nesse mundo passamos por algum sofrimento pois o mundo jaz no maligno por causa do pecado de Adão e Eva que cometerem , que por sua vez mudou o rumo da humanidade ; mas sofrimento não durará para sempre .

Se você estiver passando por

algum sofrimento tenho essa mensagem de Deus pra você que diz em :

João 16:33

33.Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Mateus 11:28-30 ,

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Jesus é a sua solução na hora certa , é a verdade que liberta , Ele é o alívio, quando a dor aperta .

Se as tristezas da vida estiverem te sufocando , busque a Deus orando, jejuando, confiando e confessando , Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará .

• Luisa
    Lv 7
    Há 5 meses

Creio que o sofrimento nos escolhe aleatoriamente, assim como a felicidade ou a tal sorte. Vivemos como todo animal, passamos dificuldades, transpomos barreiras, enfrentamos perigos... isso é vida, uma série de acontecimentos que provocamos ou não. Não justifico a dor sendo uma provação “do pai” já que um pai não exige dor do filho para “presentea-lo” de alguma forma. Viver é nascer por mero acaso, crescer por conseguir romper barreiras e morrer por desgaste natural da vida.

abçs

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 5 meses

Lapidação, a bíblia narra que como o ouro é provado pelo fogo, assim são os homens agradáveis a Deus. Noutra, a bíblia diz que Deus castiga àqueles que tem por filhos. O sofrimento é para nos fazer enxergar a nossa pequenez, quebrar nosso orgulho, pois o orgulho é causa de muitos males. leia- https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria...

• Anônimo
    Há 5 meses

Não sei. Mas sei o motivo e este é o ego que carregamos em nossa psique.

• Anônimo
    Há 5 meses

Pra eles tudo é plano de Deus. Minha amiga morreu de leucemia em 2017 e tudo que as pessoas falaram foi "hur dur Deus só tira da gente se for pra dar algo melhor" .. aí quando uma criança é estuprada eles também falam que Deus não tem culpa pq ele deu o livre arbítrio (ele pode até não ter culpa mas também não impede) ou seja é um ser muito vagabundo. Ou então quando um descrente sofre algum tipo de acidente eles falam que é aviso de Deus. Sério, nunca entendi essa lógica... Eu acredito em Deus, mas pra mim ele é o próprio universo e não esse velhinho que fica sentando num trono observando tudo.

• 2d
    Lv 5
    Há 5 meses

Oi amor, depende de que tipo de sofrimento você está falando?

Nos animais a dor existe para evitar que cometam atitudes autodestrutivas, trata-se da percepção de que algo é danoso a seu ser e deve ser evitado, trata-se de um mecanismo de defesa.

Na visão teológica é bastante complicado, pois é uma contradição enorme em respeito ao que assumimos do "Criador'", um resumo seria que o sofrimento é uma necessidade para que possamos dar valor as coisas boas; O segundo em si seria uma recompensa para aqueles que seguem a palavra, problema que nem mesmo esses estão livres do sofrimento, aqui reside em si o grande problema. As explicações para o fato de pessoas boas sofrerem são diversos, alguns falam do livre arbitro alheio, só que existe situações onde o próximo não é fator, podem ser problemas mecânicos ou da aleatoriedade, coisas como um curto circuito ou doença desconhecida que pode dar fim a vida de um fiel caridoso.

Essa via de pensamento é um grande problema filosófico devido as varias situações existentes, como por exemplo, existe casos onde pessoas inocentes perdem suas vidas por conta de outros, resultando em grande sofrimento devido a injustiça; Deixando uma pergunta extremamente incomoda, por que deus não protege as pessoas boas?

Alguns vão tentar justificar que essas pessoas não são realmente boas e apenas estão sendo punidas por seus pecados, mas esse é um pensamento extremamente egoísta, egocêntrico e nojento; Afinal existe casos de bebes que nascem com vários problemas e sofrem durante sua vida inteira, seria isso culpa dos pecados de seus familiares? Novamente uma injuria carregada por um inocente.

Bom, para mim, fica claro que o sofrimento é apenas uma das provas da inexistência desse personagem que tantas pessoas louvam, por isso adoto a explicação de que o sofrimento é um mecanismo natural para a defesa de nosso próprio ser, já que quando sofremos tendemos a evitar aquilo que nos causou esse sentimento.

• ...Mostrar todos os comentários
    • PILICA
      Lv 6
      Há 5 mesesDenunciar

Esse <carlosossola> não responde nenhuma pergunta. Ele vive de trollar as respostas dos outros. A meu ver é um imbecil que usa de imoralidade para proteger o macumbeiro chefe dos espíritas.

• Anônimo
    Há 5 meses

SOFREMOS PORQUE AINDA NÃO APRENDEMOS AMAR.

• ...Mostrar todos os comentários
    • Richard Lee
      Lv 6
      Há 5 mesesDenunciar

Agora o estropício chamou o anônimo de burro. De forma covarde, usando um idioma que ele não conhece (se serviu do app tradutor, porque há um erro ali), agride e xinga usuários.

• Há 5 meses

assim como outras "ferramentas", o sofrimento visa colaborar para "separação entre joio e trigo", pois o trigo há de perseverar apesar do sofrimento, contudo o joio desistirá, porque não pode suportar senão aquilo que lhe agrada a concupiscência.

leia o evangelho.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.