Dicas para estudar?

Gente como faz pra fixar um assunto na mente, eu sempre estudo e depois esqueço quase tudo, mê deem dicas como vcs estudam?

7 Respostas

Classificação
  • Maria
    Lv 7
    Há 3 meses
    Melhor resposta

    5 técnicas de estudos além da leitura

    Outras formas de estudos são opções para melhoria do aprendizado

    A leitura é uma das formas mais antigas e tradicionais para se estudar. Além de ser o método mais conhecido, também é uma técnica de estudo considerada cansativa.

    Muitos alunos apresentam dificuldade ao realizar os estudos com a leitura e para isso, alternativas de aprendizado são ótimas soluções para fixar os conteúdos.

    Atualmente, as pré-escolas praticam outras modalidades de ensino, buscando formas menos desgastantes para quem inicia a vida estudantil.

    Algumas dessas formas são conhecidas, mas acabam passando despercebidas em nossa rotina de aprendizado. Confira abaixo:

    Videoaulas

    A forma que mais cresce e ganha fama no meio digital, as videoaulas são pilar importante para diversos estudantes.

    Apesar de ganhar maior popularidade e uso após o estouro da internet, essa forma de instrução se tornou popular em meados da década de 90, com programas de televisão como principais transmissores.

    É natural ver jovens preferindo videoaulas para a conclusão de seus trabalhos, do que lendo algum texto recomendado.

    Resumindo, videoaulas são um dos estilos de estudos mais fáceis, sendo práticas de procurar, e acessível para qualquer tipo de tema.

    Alguns sites, como o Curso Online 24 horas oferecem centenas de temas à sua escolha, todos com horários flexíveis e diplomas ao final do curso.

    Gravações de áudio

    Outro tema que ganha força são as gravações em áudio. Esse é um dos métodos mais utilizados por estudantes de todas as séries e cursos.

    Muitas vezes devido à quantidade de conteúdo que é aplicada em aulas, a gravação torna a fixação da matéria mais prática e gera um melhor entendimento.

    Oferece ao aluno a chance de ouvir novamente a explicação do professor, o que é algo muito proveitoso.

    Quando não se lembra o porquê de ter colocado tal anotação, a gravação pode ser a solução.

    Ela é uma aliada no dinamismo, fazendo com que o aluno tenha mais tempo para prestar atenção durante a aula, tendo mais praticidade para memorizar o estudo em casa.

    Associações mentais

    Muitas vezes, a leitura não é suficiente para absorver o conteúdo de uma matéria. Para facilitar esse processo, a associação mental é uma ótima solução.

    Associações mentais são formas divertidas e fáceis de decorar fórmulas, elementos, tabelas e até frases marcantes de livros ou textos.

    Elas podem se associar de várias formas: aparência da escrita ou da fórmula, associação com alguma música ou poema, ou até mesmo uma nova forma de som que há melodia.

    Exercícios

    A fim de estimular o raciocínio de uma forma diferente, os exercícios estão entre as técnicas de estudos mais utilizadas. São a principal ferramenta em cursos de exatas, como matemática, física e engenharia.

    Os exercícios são comuns em aulas de cursinhos preparatórios, principalmente quando o tema está relacionado às provas de vestibulares anteriores, servindo de exemplo para o atual estudo.

    Se está na época de cursinho para vestibular, ou estuda para determinado concurso, busque na internet as edições anteriores das provas. Elas são disponibilizadas logo após os exames e ficam abertas à downloads gratuitos.

    Caso seu caso se encaixe em um estudo do próprio curso – seja ele ensino médio, técnico ou superior – o melhor a fazer é pesquisar questões relacionadas na internet, ou em livros e apostilas do tema.

    Estudo em Grupo

    Apesar de não se encaixar em todos os cenários, na maioria dos casos pode ser de grande auxílio.

    Pelo fato da leitura se tornar cansativa de acordo com a quantidade de material, o aluno pode ficar focado em apenas uma opinião ou resposta, não conseguindo enxergar outras soluções para aquilo.

    O estudo em grupo é a melhor forma de resolver isso. Observando pontos e posições do ângulo de outra pessoa.

    Alguns outros benefícios como: discussão de temas, testes realizados em conjunto e informações desconhecidas, são importantes benefícios que o estudo em grupo pode lhe oferecer.

    Não se apegue a apenas um método, já que cada situação pede por determinado estilo.

    Vale lembrar que o método de leitura é uma importante forma de estudo, tendo em vista que há casos em que será necessária sua utilização.

    Independente da forma de estudo escolhida, o principal é conseguir lembrar de tudo na hora em que precisar. Com o tempo, cada pessoa acaba criando sua própria técnica de estudo, basta saber qual você se encaixa.

    Se as dicas acima falharem você pode estar com Distúrbios de Aprendizagem. Quando alguém apresenta dificuldades para ler, escrever, se concentrar e/ou aprender, suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. É comum que essas dificuldades sejam associadas a uma menor capacidade intelectual, porém o problema real pode ser algum Distúrbio de Aprendizagem.

    Os Distúrbios de Aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta, eles geram dificuldades que são percebidas na escola e na vida das pessoas portadoras desses distúrbios.

    Curso de Distúrbios de Aprendizagem https://bit.ly/1dVDvaE

  • Anônimo
    Há 3 meses

    Grava o audio das aulas, ouça em casa e ao mesmo tempo vá escrevendo o que está entendendo. Depois disso faz um resumo escrevendo os pontos mais importantes. Quando vc escreve, vc acaba memorizando mais ainda, além de organizar melhor o raciocínio. Na escrita vc pode padronizar, ex. Tem 4 informações sobre fermentação sólida e 6 sobre fermentação submersa, é melhor vc pegar 4 informações de cada que são parecidas e opostas e descartar as 2 que sobraram que são menos importantes, pois se vc se lembrar de um tipo de fermentação apenas, vc também vai se lembrar da outra por serem opostas.

    Neste processo, se tiver slides para ir acompanhando ao mesmo tempo que houve o audio da aula, pode ser melhor ainda, pois o professor pode estar explicando algo que é bom também estar visualizando a imagem ao mesmo tempo que ouve ele falando.

    Gravar o audio é muito bom pra quem fica disperso facilmente durante as aulas presenciais, pois depois vc pode ouvir e tirar o máximo de proveito

  • Há 3 meses

    Concentração é a peça chave pra estudar!!!

    Mas não esqueça que se você ter alguma duvida em algo pesquise no You Tube vídeo aulas ou volte um pouco da matéria que você vai conseguir entenderr

    Bom dia!!

  • Há 3 meses

    Leia livros........

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 3 meses

    Pesquise pelo Pedro Medula. Treinamento para estudantes

  • Poeta
    Lv 4
    Há 3 meses

    Técnicas de memorização. Gosto de usar a imaginação para criar figuras funcionais/fisiológicas que simbolizem o que preciso lembrar. Por exemplo, para memorizar a sua pergunta eu poderia imaginar uma boca c'om batom (mulher), c'om aparelhos nos dentes (adolescente) personalizados c'om o seu nome resumido ('anna beth'), cada letra num dente, se movendo (para simblizar a fala) e uma única sombrancelha curvada flutuante (para simbolizar uma pergunta), um círculo para representar o cérebro c'om um buraco pequeno em cima por onde entra um fluxo (para simbolizar o aprendiado) e c'om um buraco grande embaixo por onde o fluxo cai para fora (para simbolizar o esquecimento). Como a figura é funcional, ou seja, é movimentada, eu posso vê-la animada, enquanto a giro e observo de diferentes perspectivas. Todo figura que crio em 1 minuto dessa forma, e observo por uns 3 minutos, dura naturalmente no mínimo 2 meses. Tem fíguras que criei há anos atrás e só hoje começam a perder os detalhes. A lógica por traz desse truque é o nível de atenção necessário para imaginar figuras. E quanto maior a atenção usada na retenção de uma informação, maior será a quantidade de detalhes criados e a sua duração. Prefiro essa técnica às outras é porque , por serem funcionais, ela não só servem para memorizar, mas também para analisar e estudar a figura. Então me ajuda a entender um conceito ao mesmo tempo que me ajuda a memoriza-lo.

  • Há 3 meses

    Siiiiiiiiiiiiiiiiiim

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.