Não há uma injustiça na hierarquia urbana do Brasil?

Temos as metrópoles, capitais regionais e tals. Daí temos São Paulo por exemplo que é classificado como métropole global. Ok. Mas em volta de São Paulo na região metropolitana tem municípios que poderiam ser grandes capitais regionais, como o caso de Osasco, São Bernando, Carapicuíba, Guarulhos e etc, sendo que esses são centros locais iguais as cidades de porte pequeno. Não é injusto isso?

2 Respostas

Classificação
  • Há 6 meses
    Melhor resposta

    Olá Lázaro

    No Brasil, a hierarquia urbana segue o modelo proposto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): Metrópoles, Capitais Regionais, Capitais Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais. Em outros países do mundo, no entanto, os padrões de classificação da hierarquia urbana podem variar, principalmente de acordo com a estruturação dessas nações.

    A hierarquia urbana é formada por metrópoles nacionais, que são as grandes cidades; as metrópoles regionais, que são cidades que exercem uma polarização em uma extensa região; capitais regionais, que são cidades que polarizam uma área menor ou menos importante em termos de população; centros regionais, que são cidades polarizadas pelas capitais regionais e que polarizam uma grande quantidade de cidades locais, e as cidades locais, que são pequenas cidades que exercem influência numa área reduzida, onde predominam padrões rurais ou semi-urbanos de moradia, como vilas, por exemplo.

    Não creio que haja injustiça.

    • ...Mostrar todos os comentários
    • oweng
      Lv 6
      Há 6 mesesDenunciar

      a zona de influencia da metro global ja compete com regionais e sobrepõe vide a migração mas a distancia é maior da pra separar ja um condado do lado

    • Faça login para comentar as respostas
  • Anônimo
    Há 6 meses

    acho que vc quer que sp seja contada duas vezes os condados que ficam na sombra de sp pra que sp seja metropole global nao pode ser contado duas vezes seria injusto isso sim com os demais contados uma vez só do resto e espalhados pelo territorio continental do país

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.