Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 5 meses

O amor é a ilusão mais doce da vida.?

Atualizada:

Baseado numa resposta em minha pergunta

2 atualizadas:

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.

Clarice Lispector

31 Respostas

Classificação
  • Karla
    Lv 7
    Há 5 meses
    Melhor resposta

Olá, Dante!

Corretíssima a Clarice: amar em compreensão é simples, automático. Amar nas dificuldades, nas tortuosidades, nas verdades, é que são elas.

O exercício do Amor genuino é o principal caminho para nos libertar de todos os véus da ilusão desta vida.

Abração.

• Arwen
    Lv 4
    Há 5 meses

O amor não é ilusão, a paixão sim, é uma doce ilusão.

• Bruno
    Lv 7
    Há 5 meses

O amor do tipo Eros é ilusão, mas o amor do tipo Ágape não é. Um casal se une por um tipo de amor que acaba (eros). Sobreviver a uma rotina desgastante e às diferenças de personalidade só em nome do amor ágape. Amor ágape é o amor realista.

• Luisa
    Lv 7
    Há 5 meses

O amor é tudo....não existe um sinônimo que possa dimensionar a grandeza do amor.

Só mesmo os poetas sabem descrever o amor...

Essa,que eu hei de amar perdidamente um dia,

Será tão loura,e vagarosa,e bela,

que eu pensarei que é o sol que vem,pela janela,

trazer luz e calor a esta alma escura e fria.

E,quando ela passar,tudo o que eu não sentia

da vida há de acordar no coração que vela...

E ela irá como o sol,e eu irei atrás dela

como sombra feliz...-- Tudo isso eu me dizia,

quando alguém me chamou.Olhei:um volto louro,

e claro,e vagaroso,e belo,na luz de ouro

do poente,me dizia adeus,como um sol triste...

E falou-me de longe:´´Eu passei a teu lado,

mas ias tão perdido em teu sonho dourado,

meu pobre sonhador,que nem sequer me viste!``

Guilherme de Almeida

• Luisa
      Lv 7
      Há 4 mesesDenunciar

Estamos sumidas né Karla... sdd de vc também 🥰😘

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 5 meses

Amor nunca será ilusão, amor é o maior dom q Deus nos deu.

• Há 5 meses

Amor é realidade..... ilusão são as expectativas que você cria e não administra quando se sente contrariado, quando a situação não segue o rumo que almejou...... amar tem de tudo...... se a pessoa não aprendeu a separar as coisas, vai macular o sentimento sempre que tiver experiências ruins ou aversas......

• Sim! Mas a minha já acabou.

• Há 5 meses

Boa madrugada, Dante A. Garcia, os usuários Ben L. Miller, Läälääy, Marcelo e OFF... e minha amiga Arwen têm toda a razão: perdi minha tia materna mais velha neste ano, ela nunca namorou outra pessoa na vida que não meu tio e vice-versa, fora que nenhum dos dois nunca traiu o outro! Casaram-se em 1983 e estiveram juntos até a morte dela! Inclusive e principalmente, ele próprio é agnóstico (não crê em Deus) e fez todos os rituais católicos pela perda dela (que sempre foi católica apostólica romana do tipo deísta, tal qual a maior parte da família e isso me inclui!)! E bom, isso não é amor para você?

Fonte(s): Yahoo! Respostas, um casal de tios meus (ela já morta neste ano!) e eu próprio!
  • Há 5 meses

O amor eros é mais no pensamento. O amor aguapé é bom. O amor verdadeiro é com pessoas virtuosas com as mesma idéia, e se passa por um e o outro

• Há 5 meses

Não. O amor existe sim, mas nem todos são capazes de encontra-lo.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.