Anônimo
Anônimo perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 5 meses

O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe?

Rousseau disse que o homem nasce bom, e a sociedade o corrompe. Mas essa ideia precisa de reparos: para mim, o homem nasce neutro e o sistema social educa ou realça seus instintos, liberta seu psiquismo ou aprisiona.

11 Respostas

Classificação
  • Há 5 meses

Concordo com vc, o homem nasce neutro, nem bom, nem mau, a sociedade e os meios que ele estiver, determinará a sua índole.

Rousseau é um importante filósofo social, ao contrário da idéia de Rousseau, está a de Hobbes, que diz que: "O homem é o lobo do homem", ou seja, ser mau faz parte da natureza humana.

São idéias bastante reflexivas, só usando exemplos práticos para entendê-las, como por exemplo, uma criança nasce hoje, e a sua família é do bem (rs), não é porque a sua família é do bem, que ela será também, entende? Há possibilidades, mas não é exato, os meios sociais e a própria convivência e experiência com o mundo pode determinar sua personalidade.

Há muitos filhinhos de papai por aí, que tem tudo, atenção, amor, dinheiro, porém, são psicopatas (consideremos isso como um transtorno mental) e não há razão para ser mal, pois trata-se de uma doença, se assim podemos chamar,

Agora uma criança ou um adolescente saudável, que ainda está em processo de transformação, social, psíquica e moral, será bom ou ruim por instinto mesmo ou por experiência com o meio.

"Há tempos nem os santos, têm ao certo a medida da maldade".

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará" - Mateus: 24-12

Do jeito que a humanidade está caminhando meu/minha caro/a, a maldade virou tendência.

• ta2008
    Lv 6
    Há 5 meses

O homem tem as qualidades de Deus e é a única espécie assim. Leia Gênesis 1:26.

Na vida oque somos depende unicamente de nós. A sociedade e o sistema vão te mostrar muitas situações. Mas a escolha do seu caráter, do seu pensamento, das suas ações só cabe a você.

Bom dia.

• Bruno
    Lv 7
    Há 5 meses

Se uma criança recebe muito amor e limites, ela repassa isso aos outros sendo uma pessoa boa. Caso contrário ela repassa ao mundo uma má educação. No livro dos Provérbios do Rei Salomão está escrito: "Ensina o menino os caminhos que ele deve seguir e quando crescer deste caminho não se afastará". Lembrando que é o exemplo que educa muito mais que as palavras.

• Há 5 meses

O indivíduo é moldado pelo meio em que vive.

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Anônimo
    Há 5 meses

Do ponto de vista bíblico, o salmista Davi diz: cria em mim, oh Deus, um coração puro. Em outro salmo, ele fala: eu NASCI em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Sob outro plano: se o homem é bom por natureza, como a sociedade se corrompeu?

• Anônimo
    Há 5 meses

Talvez sim talvez não

• Há 5 meses

O homem nasce bom, mas o esquerdismo o corrompe.

• Há 5 meses

tudo que o homem faz é para o bem mesmo o mal

• Há 5 meses

não existe bondade e maldade

• Anônimo
    Há 5 meses

é................................

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.