Me ajudem urgente?

Minha mãe faleceu tem 3 meses, e minha prima por parte de mãe tá lutando pra ganhar minha guarda, só q eu já tenho 17 anos, e eu preferiria mil vezes morar sozinha, eu vou começar a receber a pensão da minha mãe, queria saber se a única opção q eu tenho é de ter um responsável legal ou se tem a opção de emancipação pra eu mesma cuidar de mim? Eu n me sinto à vontade aq e é horrível vc estar num lugar q vc n gosta

6 Respostas

Classificação
  • Há 5 meses

Primeiro meus pêsames, respondendo sua pergunta por você ser menor de idade, você precisa de um representante legal, pois por conta de sua idade você é relativamente incapaz para o sistema civil brasileiro, por conta disso você deve ter alguém lhe tutelando, a unica forma de você não precisar de alguém te tutelando seria a emancipação, porém ela precisa do desejo seu ( claro), do seu responsável ou representante legal, e deve possuir alguns requisitos como se casar, possuir renda que garanta sua subsistência (essa parte é meio difícil hoje em dia, só se você for rica ou milionária), mesmo você recebendo essa pensão ela ficará como alimentícia ( independente de qual beneficio seja, por morte como é seu caso ou militar, dentre outros), então por conta deste fim dificilmente o juiz irá conceder, mas não custa tentar.

• Leom
    Lv 4
    Há 5 meses

Minha querida só o processo já vai durar mais que 3 meses, então não se preocupe, dentro de 3 meses vc já é uma adulta, e pode morar onde quiser e fazer o que quiser, no entanto arcará com as consequencias dos seus atos

• Você só vai poder se cuidar sozinha quando fizer 18 anos, enquanto for de menor vai ter que ter algum adulto cuidando de você.

• Há 5 meses

Tenha um responsável Legal seja lá sua Amiga de Confiança ou um parente seu!Procure ficar sempre abrigada nos lugares onde tenha pessoas que te conheça.Uma companhia ás vezes te ajuda nas coisas da casa!

• O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 5 meses

Você consegue emancipação, se casar no civil ou se seus pais lhe concederem emancipação legal. Isso é possível.

Mas aí, emancipada, você perde o benefício de pensão por dependência.

• Há 5 meses

É sempre bom ter uma moradia pra começar a vida

se você já tem uma casa e ja é empregada então mergulhe nessa

Na minha opinião eu ficaria na casa da prima até eu ficar auto sustentável

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.