Qual a escrita correta?

"Qual seu nível de escolaridade" ou "Qual teu nível de escolaridade"?

Me explique, se possível. Obrigado!

5 Respostas

Classificação
  • Há 5 meses

As duas formas são corretas, só depende do uso...

*Toda vez que se quiser indicar um terceira pessoa usa-se o pronome SEU ao invés do pronome TEU que indica referência à segunda pessoa do singular Tu.

*E quanto ao pronome TEU quando usá-lo coerentemente?

(Um pequeno exemplo abaixo:

*Imagine que o animal seja meu e não do vizinho - que seria, neste caso, a 3ª pessoa. E me dissesses: Brunno , você viajou e o teu cachorro ficou em minha casa. Achei tua atitude estranha, mas não me recusei, afinal o teu animal é um amor!)

*Consegues perceber a diferença? O uso do TEU em lugar do SEU muda todo o contexto da oração, não é verdade? Pois não existe uma terceira pessoa. O que há são duas pessoas conversando e a primeira (EU representada pelo pronome 'minha', neste caso você que está lendo o texto) reporta-se à segunda pessoa (TU, neste caso representada pelo pronome 'TEU') diretamente e não a uma terceira pessoa. Deu para entender?

• Há 5 meses

Num sei num sei NUM SEI !@ num seei N-U-M S-E-I

• Newton
    Lv 7
    Há 5 meses

As duas formas estariam corretas se tivessem o verbo de ligação (ser)

Qual é o seu nível de escolaridade ou Qual é o teu nível de escolaridade. Ai só vai depender da forma como forem usadas.

• Há 5 meses

As duas estão certas, se o texto estiver sendo escrito em 3ª pessoa use o seu, se estiver sendo escrito em segunda pessoa então use o teu. Boa sorte.

Fonte(s): 66 anos de vida, arquiteta e professora de arte.
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 5 meses

estou no ensino médio

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.