Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaGeografia · Há 5 meses

Qual é a ligação da indústria com o extrativismo?

Se não souber, pesquise, vou marcar sua resposta como "Melhor Resposta"! =)

2 Respostas

Classificação
  • Anônimo
    Há 5 meses
    Melhor resposta

    O processo empregado para essa atividade depende do nível de desenvolvimento das forças produtivas. Esta atividade estava profundamente integrada aos povos antigos e à natureza.

    No entanto, agora é praticado em escala industrial, pois é a matéria-prima que alimentará as fábricas de todo o mundo a fim de produzir bens de consumo.

    O extrativismo pode ser, então, uma atividade extremamente nociva ao meio-ambiente. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais industrializados.

    A extração de minério, atualmente, é altamente mecanizada e sua exploração deixa marcas profundas na região onde acontece. Muitas vezes, a paisagem natural não é mais recuperada o que tem consequências drásticas para a população e para a natureza.

  • Há 5 meses

    Indústria é a atividade econômica que extrai a matéria – prima da Natureza e a transforma em produtos industrializados. Matéria – prima é todo material usado na fabricação de produtos.

    - Indústria extrativa: é aquela que extrai, ou seja, retira as matérias – primas da Natureza. Por exemplo: empresas madeireiras, de mineração, de coleta de palmito, castanha – do –pará, castanha de caju, sisal ( para fabricação de um tipo de corda)

    - Indústria de transformação: transforma a matéria – prima em produtos industrializados. Há dois tipos:

    * Indústria de bens de consumo: elabora (fabrica) produtos que as pessoas consomem diretamente: alimentos, bebidas, roupas, eletrodomésticos, remédios, etc...Exemplo: indústria siderúrgica:fabrica o aço, que pode ser consumido diretamente na construção de prédios, por exemplo.

    * Indústria de base: fabrica produtos que são usados por outras indústrias para fazer novos produtos .Exemplo: indústria metalúrgica: fabrica motores, que serão utilizados em outras indústrias como montadoras de carros,etc...

    Os trabalhadores das indústrias são chamados de industriários. Os donos das indústrias denominam-se industriais.

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.