Anônimo
Anônimo perguntou em Ciências e MatemáticaBiologia · Há 7 meses

QUAL A DIFERENÇA ENTRE INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO?

5 Respostas

Classificação
  • Há 7 meses
    Melhor resposta

    A inflamação é uma resposta do organismo com manifestações diversas (inchaço, vermelhidão de superfícies corpóreas, febre, alterações de pressão arterial) a estímulos diferentes. Por exemplo, uma queimadura de pele é resultado de inflamação da mesma. Traumas, doenças inflamatórias e infecções são outras causas de inflamação. Seus efeitos são causados por substâncias produzidas pelo próprio organismo (interleucinas, prostaglandinas e outros) e esta reação, se não exagerada, é uma proteção contra os insultos ao organismo.

    As Infecções são causas frequente de inflamação e, necessariamente, são causadas por um agente infeccioso, como vírus, bactérias, fungos e protozoários. A inflamação que causam depende do tipo de agente infeccioso e do local do organismo onde se instala. Por exemplo, vírus em vias aéreas superiores causam um processo inflamatório cuja manifestação muitas vezes é a dor de garganta, a tosse, a coriza.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 6 meses

    inflamação é originaria do proprio corpo

    infecção tem origem externa

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 6 meses

    Inflamação - é uma resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. A inflamação pode partir, também, do sistema imunológico. Nesse caso, são as nossas células de defesa que agridem o corpo. No processo inflamatório, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluídos corporais para o local lesionado. Por isso, esse processo causa sintomas como:

    Vermelhidão;

    Inchaço;

    Dor;

    Aquecimento da área.

    Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus. Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:

    Febre;

    Dor no local infectado;

    Aparecimento de pus;

    Dores musculares;

    Diarreias;

    Fadiga;

    Tosse.

    • Faça login para comentar as respostas
  • Há 7 meses

    Inflamação é a defesa do organismo em ação. Quando acontece algum ferimento nosso corpo responde inflamando a área afetada.

    Infecção é a contaminação de um ferimento que já ocorreu, por meio de agentes vivos, como bactérias e vírus.

    • Faça login para comentar as respostas
  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Há 7 meses

    A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

    • Faça login para comentar as respostas
Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.