O que são levantamentos de solos e quais suas finalidades?

Atualizada:

obs:ajuda na disciplina de geografia e solos da faculdade de geografia ufsm.O que são levantamentos de solos e quais as suas finalidades?

5 Respostas

Classificação
  • Fafá
    Lv 7
    Há 5 meses
    Melhor resposta

    Levantamento de solos é obter informações sobre os solos. Estas informações podem ser das mais variadas, desde informações de campo, analíticas até o mapa de solos.

    Um levantamento pedológico é uma pesquisa de campo e laboratório, cuja síntese é o registro de observações, análises e interpretações de aspectos do meio físico, visando a caracterização e a classificação destes.

    Assim, o levantamento identifica solos que passam a ser reconhecidos como unidades naturais, prevê e delineia suas áreas nos mapas/cartas, em termos de classes definidas de solos.

  • Há 5 meses

    é ver o que o solo tem de bom

  • Há 5 meses

    Olá Guilherme.

    Em países desenvolvidos, os levantamentos pedológicos são executados de maneira planificada, obedecendo a uma programação de governo, para atendimento de projetos globais ou específicos, envolvendo o uso agrícola e não agrícola, conservação e recuperação dos solos, decisões localizadas em construção civil, expansão urbana, irrigação, drenagem, taxação de impostos, previsão de safras e planejamento de uso racional do solo em nível de propriedades.

    No Brasil, os levantamentos de solos têm atendido a instituições de assistência técnica, de planejamento e de execução de projetos, para fins de seleção de áreas para colonização, estudos de viabilidade técnica de projetos de irrigação e drenagem, avaliação de aptidão agrícola, zoneamentos diversos (pedoclimáticos, sócio-econômico-ecológicos, etc), extrapolação de resultados de pesquisas, indenização de áreas inundadas por represas hidrelétricas, subsídio ao estudo de impactos ambientais (EIA-RIMAS) e seleção de áreas experimentais. Podem também fornecer subsídios para elaboração de estudos da capacidade de uso da terra, de cartas morfopedológicas e de estudos geoambientais. Têm também atendido a instituições de ensino e pesquisa, constituindo bases permanentes para atualização de conhecimentos e formação de profissionais das áreas de Agronomia, Engenharia e Geociências.

    Em países em desenvolvimento como o Brasil, há amplas possibilidades de se fundamentar o crescimento econômico no potencial de uso do solo, sendo, para isto, imprescindível o conhecimento de sua aptidão para os diversos tipos de exploração agropecuária e florestal, preservação, expansão de áreas urbanas e industriais e locação de rodovias e ferrovias, segundo planejamento ideal de ocupação, em harmonia com o meio ambient

  • Há 5 meses

    O termo correto seria: ANALISE DO SOLO.

    PARA QUE SERVE: PARA DIVERSOS TIPOS DE ATIVIDADES.

  • O que você acha das respostas? Você pode entrar para votar em uma resposta.
  • Esses dias eu enfiei a cabeça de um manifestante do MST na terra e ele parou de ser um sem-terra e passou a ser um sem-ar

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.