Luisa
Lv 7
Luisa perguntou em Artes e HumanidadesFilosofia · Há 5 meses

Se é por amor sempre valerá a pena?

Amo-te como se amam certas coisas obscuras, secretamente, entre a sombra e a alma.

Pablo Neruda

4 Respostas

Classificação
  • Breuer
    Lv 6
    Há 5 meses
    Melhor resposta

    O desmoronamento de nossos desejos e utopias é sempre decepcionante, mas as saídas e refúgios que inventamos diante do fracasso dos projetos que tínhamos como prioridades podem ser mais bonitas do que aquilo que desejávamos de antemão. Nos últimos dois séculos duas crenças coletivas ou realidades imaginavas animavam os espíritos e nutriam a vida de sentido: o nacionalismo e a revolução social (comunismo). Diante do fracasso retumbante vivenciado por essas duas crenças, já que consideramos ridículo o sacrifício pela nação e pela construção de um mundo novo, tivemos que encontrar um novo ídolo, um novo "objeto" para sacralizar. No que poderíamos chamar de "revolução do amor", esse novo objeto é o homem, ou melhor, o amor pelas pessoas que se fundamenta em uma sacralização do gênero humano. Traduzindo em linguagem evangélica, nós somos idólatras por excelência. Amamos nossos filhos, amigos e esposas mais do que a Deus, o Estado ou a Revolução. Não sacrificamos as pessoas que amamos por nada, e isso pra mim é o sintoma de uma evolução espiritual.

    Até.

    • Luisa
      Lv 7
      Há 5 mesesDenunciar

      Gracias que aún existe el amor entre los hombres

  • Bruno
    Lv 7
    Há 5 meses

    Jesus se permitiu ser crucificado e morrer de maneira cruel por amor. Para ele valeu a pena e em nome dele muitos se submetem a sacrifícios por amor. Mas não é para todos que esse amor ágape vale a pena.

  • Off
    Lv 5
    Há 5 meses

    Sim,mas o que é amor?O Apóstolo Paulo explica o que é o amor,mesmo que vc não tenha religião,veja apenas a definição do amor :

    "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

    Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

    O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."(1 Coríntios 13:4-7)

    Por exemplo,vamos pensar em traição,a pessoa que trai ás vezes pode dizer assim "não tem problema que é por amor",mas se o amor é bondoso e alguém está sendo prejudicado(quem é traído),como pode ser amor?Na verdade é apenas uma paixão que não está olhando como fica os outros ao redor.

    O amor não prejudica ninguém,o amor é justo,reconhece cada um,o valor e a dignidade de cada um e não só apenas de quem se gosta.Por isso,por amor por exemplo,amor ao próximo,alguém pode renunciar a uma traição que vem de uma paixão carnal.Nesse exemplo sim,tem-se uma renúncia pelo amor.Porque o amor gera vida para todos e não só para alguns.

  • Há 5 meses

    foi através desse filme que eu deixei de dizer a blasfema de que não gostava de poetas e comecei a ver que a vida também seria um equivoco sem as poesias.

    nosso coração , mais que cerebro , boca, mãos e genitalias, é a nossa maior parte intima.

    assista o filme, quando puder.

    é OTIMO!

    • ...Há 5 mesesDenunciar

      a sua conta está fechada para novos adicionados, , confusa

Tem mais perguntas? Obtenha suas respostas perguntando agora.