Qual é o maior paradoxo: pensar que o universo existe desde sempre, ou pensar que ele tenha começado em algum momento a partir do nada?

Atualizar: Aos que pensam que estamos numa matrix, ou que o universo seja só um holograma, isto não resolve a questão de como viemos a testemunhar esta realidade se temos por princípio que todas as coisas começam e terminam em algum momento.
Atualização 2: Me parece um argumento comum do pensamento cético propor que a opção pela crença em uma intencionalidade como causa propulsora da realidade que testemunhamos seja mera desistência de pensar e ponderar sobre os motivos para estarmos aqui de forma científica e objetiva. Todavia, o próprio universo e nós estamos aqui,... mostrar mais Me parece um argumento comum do pensamento cético propor que a opção pela crença em uma intencionalidade como causa propulsora da realidade que testemunhamos seja mera desistência de pensar e ponderar sobre os motivos para estarmos aqui de forma científica e objetiva. Todavia, o próprio universo e nós estamos aqui, de forma que podemos pensar que alguma coisa há de ter existido desde sempre.
Atualização 3: Se algo veio do nada, então o nada seria alguma coisa, tal como defendido pelo meu amigo Júlio César. O paradoxo faz parte de nossa realidade, quer acreditemos em Deus ou não. A principal opção que me parece ser oferecida por este cenário é, em qual paradoxo desejamos acreditar.
14 respostas 14