Por que Jesus mentiu dizendo que dará a cada segundo as suas obras, se a salvação se dá apenas pela fé (graça)?

“Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). Esta é uma passagem da própria Bíblia nas palavras de Jesus, e Ele não diz que dará a cada um segundo a fé Nele. Segundo este trecho, Jesus apenas diz claramente que dará a cada um... mostrar mais “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). Esta é uma passagem da própria Bíblia nas palavras de Jesus, e Ele não diz que dará a cada um segundo a fé Nele. Segundo este trecho, Jesus apenas diz claramente que dará a cada um segundo as suas obras, sem discriminar ninguém (nem faz a menor alusão ao Seu próprio nome e nem ao Cristianismo). É o que está escrito no Novo Testamento, e nas palavras do próprio Jesus.

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

Continua abaixo...
Atualizar: Continuação: Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo:... mostrar mais Continuação:
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim” (Mateus 25:34-45).
Continua abaixo...
Atualização 2: Continuação: Mateus 25:34-45 é mais uma passagem da própria Bíblia nas palavras de Jesus, e Ele não diz que dará a cada um segundo a fé Nele. Segundo este trecho, do mesmo modo, Jesus apenas diz que dará a cada um segundo as suas, sem discriminar ninguém (nem faz a menor alusão ao Seu próprio nome e nem ao... mostrar mais Continuação:
Mateus 25:34-45 é mais uma passagem da própria Bíblia nas palavras de Jesus, e Ele não diz que dará a cada um segundo a fé Nele. Segundo este trecho, do mesmo modo, Jesus apenas diz que dará a cada um segundo as suas, sem discriminar ninguém (nem faz a menor alusão ao Seu próprio nome e nem ao Cristianismo). É o que está escrito no Novo Testamento, e nas palavras do próprio Jesus.
Atualização 3: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12). Novamente, esta é mais uma passagem da própria Bíblia nas palavras de Jesus, e Jesus não faz a menor alusão ao Seu próprio nome e nem ao Cristianismo.
Atualização 4: Em Lucas 10:30-37 (a famosa parábola do bom samaritano), Jesus salienta mais uma vez a importância do amor ao próximo através da caridade e não faz a menor alusão ao Seu próprio nome, nem a salvação pela graça e nem ao Cristianismo. É o que está escrito no Novo Testamento, e nas palavras do próprio Jesus.
Atualização 5: Renner disse: "Nesta passagem Jesus chama a atenção para a "Lei da Causa e Efeito". É o princípio básico de tudo que rege a existência: para todo efeito há uma causa, ou seja, se você faz o bem, recebe o bem, se faz o mal, terá as consequências de tal. Não vejo incoerência alguma por parte de Jesus... mostrar mais Renner disse: "Nesta passagem Jesus chama a atenção para a "Lei da Causa e Efeito". É o princípio básico de tudo que rege a existência: para todo efeito há uma causa, ou seja, se você faz o bem, recebe o bem, se faz o mal, terá as consequências de tal. Não vejo incoerência alguma por parte de Jesus nesta passagem...".

Exato! Mas a essência da pergunta não é mostrar incoerência nas palavras de Jesus e sim mostrar que as palavras de Jesus não dão respaldo à salvação somente pela fé.
Atualização 6: Ou seja, a crença na salvação apenas pela fé não se baseia nas palavras de Jesus. É uma jogada para angariar fiéis.
Atualização 7: BinhoXD, você capitou a essência de toda a questão! Peço licença a você para fazer minha as tuas palavras finais: "Olha, estou quase acreditando que o diabo existe, JOGAR TODA A RESPONSABILIDADE PELA VIDA ETERNA NAS COSTAS DE JESUS é uma grande sacada, simplesmente por que TIRA O FOCO DO OBJETIVO PRINCIPAL QUE... mostrar mais BinhoXD, você capitou a essência de toda a questão! Peço licença a você para fazer minha as tuas palavras finais: "Olha, estou quase acreditando que o diabo existe, JOGAR TODA A RESPONSABILIDADE PELA VIDA ETERNA NAS COSTAS DE JESUS é uma grande sacada, simplesmente por que TIRA O FOCO DO OBJETIVO PRINCIPAL QUE É A PRATICA DO BEM.....muito inteligente.....pior, sempre deu certo".
Atualização 8: "A salvação reside no novo ser humano voltado no bem estar do próximo" (Sergio).
Atualização 9: Mais um comentário de quem usa o cérebro: "A "graça" seria uma GRANDE INJUSTIÇA de Deus, pois haveria privilégio para uns e não para outros. E Deus é injusto? É claro que não! Ser justo é tratar a todos com igualdade, mesmo dentro da infinita variedade. E onde ficaria o "mérito"? Por isso... mostrar mais Mais um comentário de quem usa o cérebro: "A "graça" seria uma GRANDE INJUSTIÇA de Deus, pois haveria privilégio para uns e não para outros. E Deus é injusto? É claro que não! Ser justo é tratar a todos com igualdade, mesmo dentro da infinita variedade.
E onde ficaria o "mérito"? Por isso Jesus está certo quando diz "a cada um segundo suas obras". Isto é, DEVEMOS RECEBER O REFLEXO DO QUE FIZERMOS" (Hermes).
Atualização 10: Agradeço muitíssimo a todos pelas respostas. Algumas respostas muito coerentes mereciam a MR, inclusive a de um anônimo, que postou tudo em caixa alta, mas fiquei indeciso entre as respostas do BinhoXD e do Hermes, as mais coerentes dentre as coerentes. Contudo, devo optar por uma apenas.
34 respostas 34